Como saber se o seguro desemprego foi aprovado pela Carteira de Trabalho Digital?

Perguntado por: imesquita . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Você deve acompanhar a situação da análise do recurso no portal gov.br ou pelo aplicativo SINE-Fácil. Escolha a opção “Consultar Seguro-Desemprego”.

No Portal Emprega Brasil, o trabalhador acessa as informações do último requerimento do Seguro-Desemprego e verifica se as parcelas foram emitidas, se existe algum impedimento para habilitação e a data de pagamento. Em breve, também será possível realizar a habilitação do benefício pela página.

Você pode acompanhar a liberação de seu benefício pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. É possível verificar o valor e a quantidade de parcelas, bem como as datas de liberação do benefício.

Aí, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet. Se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Saiba como requisitar o Seguro-Desemprego direto de seu smartphone

  1. Abra o aplicativo. Vasculhe a sua área de trabalho e procure pelo app da Carteira de Trabalho Digital. ...
  2. Acesse o menu de opções. ...
  3. Inicie o processo de solicitação. ...
  4. Selecione o benefício. ...
  5. Escolha a ação. ...
  6. Escolha o tipo de seguro.

Ao verificar que a situação do seu seguro-desemprego está listada como “A EMITIR”, isso indica que o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está atualmente analisando o seu pedido, verificando cuidadosamente os documentos para determinar se você possui os requisitos necessários para receber o benefício.

A expressão 'emitida liberação de parcela programada' significa que a liberação do valor da parcela programada foi autorizada e no momento certo pode ser sacada.

Quando o beneficiado recebe o aviso de parcela emitida e o pagamento não cai, significa que existe algum erro. Por exemplo, os dados bancários podem conter algum número incorreto. Em outros casos, pode ser que o trabalhador tenha algum problema de cadastro no número do PIS.

Não é mais permitido realizar a antecipação do seguro-desemprego, já que foi uma medida adotada em 2020 durante a pandemia de Covid-19.

Não existe um horário fixo para o depósito do benefício, contudo ele segue os horários e dias úteis do aplicativo. Portanto as transferências só podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 07h às 21h, os envios que forem realizados fora desse período serão agendados para o próximo dia e horário útil.