Como saber se o caviar e verdadeiro?

Perguntado por: nlacerda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

O verdadeiro caviar é composto de ovas de esturjão levemente salgadas e sem qualquer preservante. Existem quatro tipos diferentes de caviar: Almas, Beluga, Oscietra e Sévruga. Eles variam em tamanho, cor e sabor. Essas diferenças, assim como sua disponibilidade, determinam o seu custo e valor de cada caviar.

Pequenas bolinhas pretas, o caviar nada mais é do que ovas de peixe. Mas não estamos falando de qualquer peixe, não! Só podem ser consideradas caviar as ovas de peixes selvagens. Antigamente, apenas as ovas de esturjão (um peixe encontrado com muita dificuldade nos mares do oriente) podiam ser consideradas caviar.

O caviar é valorizado pelo tamanho da ova: Quanto maior a ova, mais cara é a iguaria. 1 kg de caviar de alta qualidade pode custar 2,5 mil euros (quase 14 mil reais).

esturjão

O esturjão é o maior peixe de água salgada do mundo depois do tubarão-baleia, sendo o Mar Cáspio a região tradicionalmente considerada como produtora dos melhores caviares. Hoje em dia o caviar do Cáspio é produzido principalmente pelo Irão e pela Rússia, bem como, em menor quantidade, pelo Azerbeijão e Cazaquistão.

O caviar é uma iguaria que vem do maior peixe do mundo de água doce que fica na Rússia, o esturjão. E o custo alto dessas ovas se dá porque elas são extraídas com o peixe ainda com vida. O gosto do caviar é parecido com uma espécie de geléia salgada com gostinho de ostra.

O esturjão de Sevruga é o caviar mais comum no mercado. Suas ovas são menores, de cor cinza claro perolado, com uma textura cremosa, delicada, e sabor marinho, com um fundo de noz.

Tradicionalmente, são acompanha os blinis (pequenas panquecas), torradas levemente untadas com manteiga ou creme fraiche. Além disso, outros aspectos devem ser consideradas: Temperatura: O caviar deve ser servido frio, mas não gelado.

Além disso, o processo de extração e preparação do caviar é muito trabalhoso e delicado. O caviar é coletado à mão e requer técnicas especiais de processamento e armazenamento para manter sua qualidade e sabor únicos. Tudo isso faz com que o caviar seja um produto raro e caro.

esturjão

Caviar nada mais é do que ova de peixe com sal. Mas não é de um peixe qualquer: o verdadeiro caviar é feito com ovas do chamado “esturjão”. Ele é encontrado, principalmente, no Mar Cáspio, que banha parte da Europa e da Ásia. Por isso, os maiores produtores de ca- viar são a Rússia e o Irã.

Enquanto o quilo do caviar autêntico custa cerca de R$ 15 mil (ou até mais, quando se trata do caviar do tipo beluga, mais raro), o de ovas de truta é vendido por R$ 80 o quilo.

Um substituto para o caviar, dezenas de vezes mais barato. São as ovas de truta, mais delicadas que as de esturjão e que podem ser usadas na culinária francesa ou japonesa.