Quanto ao conceito de calor é temperatura é correto afirmar?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Não. A afirmação não é correta. Calor é energia que transita de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura. Temperatura é a grandeza associada à medida do grau de agitação das partículas que compõe um corpo.

CALOR é definido como energia cinética total dos átomos e moléculas que compõem uma substância. TEMPERATURA é uma medida da energia cinética média das moléculas ou átomos individuais.

Resposta verificada por especialistas. Sobre o conceito de calor, podemos afirmar que: calor é um tipo de energia que flui naturalmente em função de diferenças de temperatura. Alternativa C. O Calor é definido como a energia térmica em trânsito.

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de agitação térmica, ou energia cinética, translacional, rotacional e vibracional dos átomos e moléculas que constituem um corpo. Quanto maior for a agitação das moléculas, maior será a sua temperatura.

O calor é a energia térmica em trânsito, que flui motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos.

Para medir a temperatura são necessários aparelhos especiais como o termômetro, cujo valor pode ser apresentado nas escalas: Celsius (°C), kelvin (K) ou Fahrenheit (°F). Para tanto, na escala Kelvin o valor do ponto de fusão da água é de 273K (0°C) e o ponto de ebulição de 373K (100°C).

Existem três escalas de temperatura: Kelvin (K), Celsius (C) e Fahrenheit (F). Ao medir a temperatura da atmosfera de sua casa, por exemplo, você não está simplesmente registrando a sensação térmica que seu corpo sente. Na verdade, está medindo a energia cinética das partículas de gás em sua casa.

Calor também é chamado de energia térmica. Existem fontes naturais (que vem da natureza) e artificiais (que são produzidas pelo homem) de calor. Fontes naturais de calor: o sol, raio, corpo humano, centro da terra, etc. Fontes artificiais de calor: forno, secador de cabelo, ferro elétrico, lâmpada acesa, etc.

Logo, a diferença entre temperatura e sensação térmica é que a primeira se refere ao que está sendo marcado pelo termômetro e o último consiste no que estamos sentindo. A sensação térmica que temos é influenciada por fatores como o vento e a umidade do ar.

Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia entre corpos, enquanto que a temperatura caracteriza a agitação das moléculas de um corpo.

II - Quando um corpo está quente, podemos afirmar que ele possui calor. Falso! Calor é a energia em trânsito, ou um fluxo de energia, de um corpo para o outro que ocorre pela diferença de temperatura entre os corpos. Não é correto dizer que um corpo possui calor.

Ao receber calor, por exemplo, a temperatura dos corpos tende a aumentar. Mas, para substâncias puras, quando atingidas determinadas temperaturas, o ganho de calor pode acarretar uma mudança de estado físico.

Calor é por definição transferência de energia térmica entre corpos que possuem temperaturas distintas. O calor não está diretamente relacionado com a temperatura, tampouco deve ser visto como uma nova grandeza, mas a diferença de temperatura entre diferentes corpos gera o fluxo de energia térmica (calor).

Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção (Fig. 2.13). Como vimos, a radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz.

A propagação de calor pode ocorrer de três modos: por condução, convecção e irradiação. Enquanto a propagação por irradiação se dá mesmo na ausência de matéria (vácuo), a propagação por condução exige o contato entre os objetos que trocarão calor e a propagação por convecção envolve a movimentação da matéria.