Quem produz calor?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

A combustão, ou queima, produz calor. Quando um objeto queima, seus átomos combinam com átomos de oxigênio do ar numa reação química que libera energia na forma de calor.

O calor do nosso corpo é produzido como resultado do trabalho das células, especialmente as do coração, dos músculos, do cérebro e do fígado, e é distribuído para os outros tecidos através do sangue.

Na contração muscular, a energia química do ATP é transferida para energia motora, que promove a contração muscular. O movimento muscular, no entanto, causa atrito nos tecidos gerando calor. Podemos considerar, portanto, que a maior parte da energia consumida pelo organismo é transformada em calor.

Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.

A combustão da lenha libera calor para o meio externo, causando a sensação de aquecimento. Ainda utilizando o exemplo da combustão, temos a queima do álcool, da gasolina e do óleo diesel dos automóveis, além da queima de papel e gases aplicados nas reações que liberam calor.

Hipotálamo é uma região do encéfalo localizada logo abaixo do tálamo. É uma região pequena, porém com grande importância para o funcionamento adequado do organismo, sendo considerada o elo integrador entre os sistemas endócrino e nervoso. O hipotálamo atua na regulação de sede, apetite, temperatura e pressão arterial.

hipotálamo

O hipotálamo é o grande centralizador do controle termo regulatório do corpo. Na área pré-óptica localiza-se o órgão vascular da lâmina terminal, no qual não existe barreira hematoencefálica, e que funciona como um sensor especializado em detectar sinais químicos para termorregulação.

hormônio tireoestimulante

A exposição prolongada ao frio pode levar a uma regulação hormonal controlada pelo hipotálamo, que induz a hipófise a secretar o hormônio tireoestimulante (TSH) fazendo com que a taxa metabólica aumente e mais calor seja produzido pelo corpo.

A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.

Quando um corpo é aquecido, ele absorve uma parte do calor e reflete a outra. Os corpos que absorvem bem o calor também são os que melhor o emitem, já os que absorvem menos, tendem a emitir menos.

Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.

Exemplos de Propagação de Calor

  • Aquecimento de uma barra de metal.
  • Aquecimento de uma colher de metal pousada numa panela.
  • Aquecimento do cabo de metal de uma panela.
  • Aquecimento de uma xícara de chá ou café
  • Aquecimento da roupa pelo ferro elétrico.

Resumo sobre hipotálamo
Regula a temperatura, a sede e o apetite. Fabrica hormônios que atuam estimulando e inibindo a ação da hipófise. Produz ocitocina e hormônio antidiurético, dois hormônios que são liberados pela neuro-hipófise. O hormônio antidiurético atua na reabsorção de água.

Funções da hipófise
A partir de sua relação com o hipotálamo, a hipófise representa locais de interação entre o sistema endócrino e o sistema nervoso. O hipotálamo, que é uma região do cérebro, regula a atividade secretora da hipófise.