Como saber se o cabelo precisa de umectação?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Então, deixe para buscar a umectação se você perceber que seu cabelo está ressecado e sem brilho, ou com bastante frizz.

Quando ela deve ser feita? O procedimento de umectação deve ser feito nos cabelos quando os fios estão secos e ressecados.

Teste do cabelo saudável

  1. Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação (porosidade baixa);
  2. Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição, com cremes e óleos (porosidade média);
  3. Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução (porosidade alta).

Você coloca um fio de cabelo em um copo d'água, se ele afundar, aposte nas reconstruções, se ficar no meio do copo, vá de nutrição, mas se boiar, você só precisa de hidratação. Assim fica muito mais fácil na hora de apostar em tratamentos ideais para as necessidades do cabelo.

Depois de umectar, é a hora de tirar o óleo do cabelo. Use um condicionador, desde a raiz, mecha a mecha, para tirar o produto enquanto mantém os fios hidratados.

óleo de coco

O óleo de coco é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos e melhores óleos para umectação capilar, pois promove hidratação profunda aos fios.

Máscaras de nutrição: Cremes compostos por óleos e manteigas que irão repor a oleosidade dos fios durante o banho, com ação rápida que pode variar entre dois e cinco minutos. Umectação com óleo vegetal: Tratamento em que os cabelos são banhados com óleos vegetais antes de serem lavados.

O modo mais tradicional de fazer a umectação é aplicando o óleo diretamente nos cabelos, sem que seja necessário respeitar certa distância da raiz. Caso você decida optar por esse método, é importante esperar duas horas para que o óleo possa agir nas suas madeixas.

Cabelos mais rígidos, secos e quebradiços podem ser o resultado do excesso de queratina, sabia?

duas horas

Umectação tradicional
E quanto tempo deixar o óleo no cabelo? O produto deve permanecer por, no mínimo, duas horas. Esta umectação é indicada para cabelos lisos, ondulados, cacheados e crespos que sejam tanto naturais quanto estejam danificados por química.

O método inclui três importantes tratamentos na seguinte ordem: hidratação, nutrição e reconstrução.

Os cabelos dão sinais quando precisam de reposição de queratina. Eles ficam sem brilho, fragilizados e porosos. Mas tratamentos com queratina líquida só devem ser feitos em salões de beleza, uma vez ao mês.

Cabelos saudáveis geralmente são brilhosos, e isso indica que estão bem hidratados, nutridos e com a oleosidade natural bem distribuída ao longo do fio. Cabelos opacos, sem brilho, são um alerta de fios com problemas. Cabelos macios não são, necessariamente, lisos.