Como saber se o cabelo está com falta de queratina?

Perguntado por: ualves5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Como saber se o cabelo está com falta de queratina

  1. Frizz em excesso;
  2. Cabelo opaco e sem vida;
  3. Cabelo mais fino e ralo do que o normal;
  4. Cabelo elástico e embaraçando muito fácil;
  5. Fios ressecados e porosos;
  6. Quebra e presença de pontas duplas.

Observe se os fios estão quebradiços, ressecados e ásperos. Qualquer uma destas características simboliza danos na camada externa do fio, o que sinaliza a falta da proteína. O seu cabelo está sem brilho, poroso ou frágil? Nestes casos, a falta de queratina resulta em fios sem elasticidade ou volume.

Deficiência de queratina fragiliza saúde das unhas
A falta de queratina pode facilitar o desenvolvimento de uma condição conhecida como síndrome das unhas frágeis, que prejudica a saúde e a aparência das unhas.

É hora de fazer uma recarga de queratina quando seu cabelo:
As fãs do secador que têm cabelos cacheados e crespos são outras que sofrem com o ressecamento, já que o formato em espiral dos fios impede que a oleosidade chegue até as pontas. Então, a recarga de queratina também é uma ótima ideia.

Já a radiação UVB destrói as moléculas de queratina e deixa os fios mais frágeis.

Sol, cloro e água do mar
“A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar a oxidação da melanina através de radicais livres e o comprometimento da queratina”, explica a médica.

De acordo com a especialista, alimentos ricos em proteínas são boas opções para ajudar o corpo na formação da queratina. Como exemplos, são citados leite e seus produtos derivados, além de ovos, peixes e outros tipos de carnes. Já as fontes de biotina incluem feijão, nozes, cereais integrais, cogumelos e couve-flor.

Entre os principais alimentos com queratina, proteína rica em aminoácidos, estão: peixe, ovo, carne, gelatina, leguminosas, frutas cítricas, leite e derivados.

Nesse caso, a recarga de queratina é indicada quinzenalmente para repor a água perdida, selar as cutículas do cabelo e deixá-los mais fortes. O ideal é que o tratamento faça parte de um cronograma capilar e seja intercalado com máscaras de hidratação e nutrição.

Cabelos mais rígidos, secos e quebradiços podem ser o resultado do excesso de queratina, sabia?

Quais são os sinais de um cabelo danificado?

  1. Fios embaraçados e difíceis de pentear.
  2. Cabelo frágil e quebradiço.
  3. Cabelo sem brilho.
  4. Perda da elasticidade dos fios.

Essa proteína é produzida em células denominadas de queratinócitos, que são as mais abundantes da epiderme humana.

Se seus fios estão elásticos, finos, quebradiços e caindo demais, eles estão precisando de massa, ou seja, de reconstrução - também chamada de reparação. As máscaras de reconstrução podem conter ceramidas, arginina ou queratina, que ajudam a encorpar o fio que está fraco e muito fino.

A recarga de queratina não tem nem o propósito e nem a capacidade de alisar os fios. O que ocorre é que ela devolve massa aos cabelos, repondo proteínas e nutrientes essenciais, o que acaba deixando os fios mais alinhados.

Borrife a queratina líquida (Proteína Vegetal Líquida) no comprimento e pontas. Deixe agir por 5 minutos; Em seguida, aplique a máscara de hidratação no cabelo; Deixe agir por mais 10 minutos.