Como saber se o seu cabelo está saudável?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Como saber se o cabelo está saudável? Antes de mais nada, é preciso reconhecer o que é, de fato, ter um cabelo saudável. “Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra.

Um cabelo saudável é forte, não se quebra com facilidade, e apresenta o equilíbrio ideal da oleosidade natural que vem do couro cabeludo, sem excessos e sem risco de ressecamento.

Com os cabelos limpos e secos, separe uma mecha e coloque dentro de um copo com água filtrada. Deixe parado por 10 minutos. Se o fio afundar, significa que ele possui alta porosidade. Se ficar no meio do copo, “boiando”, média porosidade.

Passo 1: Encha o copo com água e coloque os fios de cabelo dentro; Passo 2: Aguarde cerca de 10 minutos; Passo 3: Observe se os fios afundaram, se ficaram no meio do copo ou se boiaram. Passo 4: Se os fios afundaram no copo com água, é sinal de alta porosidade.

Se ao puxar o fio ele fica franzido e não volta ao normal com facilidade, é sinal de que a fibra capilar perdeu toda a elasticidade e a umidade natural, tornando-se emborrachada e fraca. A facilidade com que os fios se partem também pode ser um sinal de que as madeixas estão danificadas e precisam de tratamento.

Teste do cabelo saudável

  1. Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação (porosidade baixa);
  2. Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição, com cremes e óleos (porosidade média);
  3. Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução (porosidade alta).

Como saber se meu cabelo precisa de vitaminas? Para saber se o seu cabelo precisa de vitaminas é preciso prestar atenção nele. Se ele está ressecado, caindo mais do que o normal ou quebradiço provavelmente precisa de vitaminas.

  1. Diminuir o uso de fontes de calor. ...
  2. Fazer reposição lipídica semanalmente. ...
  3. Evitar lavar os cabelos com água quente. ...
  4. Forrar os travesseiros com fronha de cetim. ...
  5. Usar pentes e escovas certas para os seus fios. ...
  6. Aplicar shampoo no couro cabeludo.

Os alimentos ricos em vitamina A, B, B3, C, ferro, proteína, ômega 3, silício, zinco, cobre, magnésio, cálcio e ácido fólico, como cenoura, brócolis, laranja, morango, batata doce, agrião, peixe, ovos, oleaginosas, soja e feijão, são ótimas opções para manter os cabelos saudáveis e fortes.

5 passos para ter cabelos mais saudáveis e bonitos

  1. Escolha uma boa linha de shampoo, condicionador e máscara. Cada tipo de cabelo precisa de um cuidado diferente. ...
  2. Não tenha medo de cortar o seu cabelo. ...
  3. Penteie os fios da maneira correta. ...
  4. Nutra e hidrate os cabelos com frequência. ...
  5. Use fontes de calor adequadamente.

Se você encontrar um nozinho ou asperezas, é sinal de que as cutículas estão abertas.

As vitaminas C, D e B7, conhecida como biotina, são as principais vitaminas para o cabelo responsáveis pelo tratamento da queda capilar. A vitamina C é importante na absorção de ferro, que age na oxigenação do couro cabeludo, o que impede a queda capilar de forma indireta por estimular o crescimento saudável do cabelo.

Os cabelos dão sinais quando precisam de reposição de queratina. Eles ficam sem brilho, fragilizados e porosos. Mas tratamentos com queratina líquida só devem ser feitos em salões de beleza, uma vez ao mês.

Os fios perdem a elasticidade, tornam-se frágeis e se quebram com mais facilidade. Em geral, o cabelo danificado também está ressecado e poroso e será preciso realizar um tratamento de recuperação por etapas, com muita hidratação, uso de produtos apropriados e até cauterização.

Algumas causas mais comuns do enfraquecimento capilar são: procedimentos químicos como alisamentos e descolorações; excesso de calor (secador, chapinha e modeladores);

Usar chapinha, secador e babyliss sem proteção térmica pode ser muito prejudicial ao cabelo e causar danos. Isso acontece pois a alta temperatura pode queimar os fios, deixando-os frágeis e quebradiços. Então, lembre-se: ao usar esses acessórios no cabelo, não se esqueça de aplicar o protetor térmico capilar antes.