Como saber se o bebê encaixou?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

O que se sente quando o bebê está encaixado?

  1. Barriga aparentando estar mais baixa, porque a altura uterina diminuiu;
  2. Melhora na respiração, porque há menos pressão no diafragma;
  3. Menos azia e sensação de alívio no estômago;
  4. Aumento da vontade de ir ao banheiro devido à pressão na região pélvica;

Por fim, a cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode causar desconforto, com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve. A barriga fica mais baixa e, como existe mais espaço para os pulmões se expandirem, ela respira melhor.

O bebê, já encaixado, se. mexe bastante e as contrações de treinameto já são. sentidas.

Como saber em que posição meu bebê está? Peça à seu médico ou enfermeira para ajudá-la a descobrir a posição do seu bebê. Quando você sentir seu bebê se contorcendo, tente visualizar qual parte do corpo está se movendo. Você pode até anotar onde está sentindo os chutes.

Confira sete sinais de que seu bebê está a caminho:

  • Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ...
  • Saída do tampão do colo do útero. ...
  • Dilatação do colo do útero. ...
  • Aumento das contrações. ...
  • Aumento das dores e do cansaço. ...
  • Rompimento da bolsa. ...
  • Redução dos movimentos do bebê

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

Dicas para ajudar o bebê a virar

  1. Faça atividades físicas. A movimentação do corpo durante as atividades físicas ajuda a afrouxar os tecidos que dão suporte ao útero. ...
  2. Sente-se de maneira adequada. ...
  3. Versão cefálica externa.

Geralmente, a barriga baixa e o encaixe do bebê costumam acontecer na 35ª ou 36ª semana da gestação, principalmente se tratando de gestantes de primeira viagem.

O bebê com 37 semanas já é exatamente o bebê que nascerá!
Nesta última semana, o bebê chupa dedo, puxa o cordão umbilical, e se nascer hoje, será considerado a termo quando entrarmos no 9º mês de gestação.

36ª semana
Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora.

Quando a mãe está deitada de barriga para cima, o bebê possui mais espaço para se mover dentro do útero. Além disso, essa posição permite que o bebê se mova livremente sem encontrar nenhuma resistência, o que pode estimular ainda mais seus movimentos.

O encaixe do bebê – seja da cabeça ou das nádegas – na pelve materna geralmente ocorre na 36ª semana gestacional, mas existe a chance do encaixe acontecer mais tarde na gestação ou no decorrer do trabalho de parto. Usualmente, os bebês nascem de cabeça, na chamada “apresentação cefálica”.

Entre 26 e 28 semanas já é possível ver cabelo do bebê pelo ultrassom. Inclusive nessa fase já conseguimos ver se ele tem muito ou pouco cabelo e mais pra frente visualizamos se ele será cabeludo. Os cabelos do bebe já têm uma coloração definida. Mas essa característica pode mudar quando a criança nascer.

— Normalmente, a mulher começa a sentir os primeiros sintomas do trabalho de parto entre 37 e 41 semanas. Mas isso não é uma regra, dependendo da mulher e da gestação, pode ocorrer antes — explica a ginecologista e obstetra especialista em medicina fetal Korine Camargo Ingracio.

A boa notícia é que, para a maioria das mulheres, os enjoos da gravidez já terão passado.

  1. Desconfortos gastrointestinais. ...
  2. Inchaços, câimbras e varizes. ...
  3. Problemas de pele. ...
  4. Costas e virilhas doloridas. ...
  5. Insônia e dificuldades para dormir. ...
  6. Falta de ar. ...
  7. Muita vontade de fazer xixi. ...
  8. Contrações de treinamento (Braxton Hicks)

Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. O inchaço é algo que acompanha a gestante por vários meses, mas, nas últimas semanas de gestação pode ficar mais acentuado e presente nas mãos e nos pés, por conta da compressão dos vasos sanguíneos promovida pelo crescimento do bebê.