Como saber se o banco vendeu minha dívida?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Outra forma é entrar em contato com o banco e perguntar diretamente se a dívida foi vendida. Se for o caso, o banco é obrigado a informar o nome da empresa para quem a dívida foi vendida.

Como saber se a minha dívida foi realmente vendida de forma legal? Quando sua dívida é comprada por outra empresa, você tem o direito de entrar em contato com ela e solicitar o comprovante da cessão de crédito.

Depois de quanto tempo o banco vende a dívida? Algumas dívidas podem prescrever em até 10 anos. Outras, em 5 anos. Depois que o prazo estabelecido acaba, o credor não pode mais cobrar o consumidor.

O aplicativo Dívida Aberta permite ao consumidor, a partir da leitura do QR Code das notas fiscais emitidas, conferir se a empresa possui débitos em dívida ativa em situação irregular.

SAC Alô Bradesco: 0800 704 8383 - Atendimento 24 horas, 7 dias por semana.

É por isso que essa é uma prática muito comum para empresas que precisam divulgar seus resultados para o mercado. Além disso, a venda de dívidas também é uma possibilidade de aumentar o caixa da instituição e reduzir os esforços dela na gestão do processo de cobranças.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

Como citamos anteriormente, é possível fazer um financiamento imobiliário com uma dívida que caducou. Porém, a instituição financeira deverá avaliar cada caso.

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

Um ano para dívidas com seguros (veicular, vida, residencial, entre outros) e hospedagem. Dois anos para prestações alimentares. Três anos para empréstimos bancários de qualquer natureza. Quatro anos para pretensões relativas à tutela.

Basta entrar em contato com o Ministério ou a Secretaria da Fazenda da sua localidade. Na maioria dos casos, é possível consultar tudo diretamente pela internet. Da mesma forma que ocorre nas demais dívidas, neste caso, o órgão responsável também envia a notificação antes de fazer a suspensão do CPF ou CNPJ.

8 bancos que compram dívidas do empréstimo consignado

  1. Banco Banrisul. O Banco Banrisul oferece o serviço de portabilidade de crédito, sem custos e sem incidência de IOF. ...
  2. Banco Bradesco. ...
  3. Banco Itaú ...
  4. Banco Safra. ...
  5. Banco Santander. ...
  6. Banco Cetelem.

É possível consultar suas dívidas com o CPF pessoalmente, indo a uma central de atendimento SPC, SERASA ou SCPC. Para esse tipo de consulta, você deve ter em mãos documento de identificação com foto e CPF. Você também pode consultar facilmente pela internet, em alguns sites autorizados que mostraremos a seguir.

Ter o nome na “lista negra” do BACEN quer dizer que o seu cadastro consta como mau pagador em razão de dívidas não pagas até o momento da consulta. A principal consequência é a impossibilidade de obter empréstimos, financiamentos e cartões de crédito.

Após cinco anos a dívida “caduca”, ou seja, prescreve. Com isso ela deixa de constar como negativada na Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score. No entanto, dívidas com mais de 5 anos não são extintas na origem.

Capital Consulting Brasil Cobrança e Contact Center Ltda. Cheque Nobre Mercantil Cobranças Ltda. Concilig Telemarketing e Cobrança Ltda. Digicob Tecnologia Ltda.