Como saber se eu sou orgulhosa?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos
  1. Dificilmente admite seu erro. Errar, eu? ...
  2. Pedir desculpas é uma missão impossível. ...
  3. Não suporta pedir ajuda. ...
  4. Nunca tem a primeira atitude após uma briga. ...
  5. Sempre precisa provar estar certo.
  6. Orgulho ferido = ferida emocional. ...
  7. Não se arrepende de nada. ...
  8. Sempre atribui culpa ao outro.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

As pessoas orgulhosas se sentem mal consigo mesmas e compensam isso procurando, nas situações em que se sentem superiores, se tornar o centro das atenções. Portanto, e para conseguir isso, elas não hesitam em ser ávidas buscadoras dos defeitos dos outros e, por sua vez, as mais implacáveis destruidoras de virtudes.

É geralmente associado a uma teimosia, à dificuldade em aceitar ajuda ou admitir erros por ser um sinal de fraqueza. Como na frase "ele é um homem orgulhoso demais para pedir desculpas". Ou seja, ele não vai "dar o braço a torcer", como se diz na expressão popular. Pode ser também associado ao preconceito.

O Orgulho Autêntico estimula os outros a respeitarem o sujeito, enquanto o Orgulho Arrogante costuma estimular o incômodo e a antipatia.

Psicólogos acreditam que pessoas orgulhosas possuem conflitos internos originados da infância ou de experiências traumáticas em outros momentos da vida. A negligência parental costuma ser o principal motivo para a necessidade desesperadora de compensar qualquer falha ou comportamento negativo.

Quando este mundo findar e Deus purificar a Terra pelo fogo, os orgulhosos serão queimados qual restolho e os mansos herdarão a Terra (ver 3 Néfi 12:5; 25:1; D&C 29:9; Joseph Smith—História 1:37; Malaquias 4:1).

O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). (…) Sejamos humildes por opção.

O orgulho autêntico relaciona-se a sentimentos de alegria e prazer experienciados após se obter sucesso em realizar uma ação. O orgulho arrogante refere-se à dificuldade em admitir erros e a sentimentos de superioridade.

“O egoísmo e o orgulho nascem de um sentimento natural: o instinto de conservação. Todos os instintos têm sua razão de ser e sua utilidade, porquanto Deus nada pode ter feito inútil. Ele não criou o mal; o homem é quem o produz, abusando dos dons de Deus, em virtude do seu livre-arbítrio.

6. Orgulho ferido = ferida emocional. A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

1 envergonhado, vexado, inibido, acanhado, encabulado, embaraçado, constrangido, atrapalhado, tímido, humilhado, rebaixado, aviltado. Contrário de vaidoso: 2 despretensioso, despojado, simples, modesto, natural, desafetado, informal, humilde, singelo, discreto, recatado, apagado, frugal.

Pessoas orgulhosas consideram sabiamente a opinião dos outros. Já as pessoas arrogantes não aturam críticas. Se uma pessoa orgulhosa descobre que está errada, ela não vai ter problemas em confessar o seu erro e tentar consertar. Mas uma pessoa arrogante vai fazer de tudo para provar que está certa.

Sentimento de progresso
De acordo com um novo estudo, quando pretendemos sentir orgulho de algo é porque esse sentimento evoluiu para nos proporcionar - e às pessoas à nossa volta - benefícios sociais.

Um dos benefícios do orgulho é que ele leva ao reconhecimento. Assim, trata-se de uma forma de se elogiar e se fortalecer para o que vem pela frente. Afinal, quando a gente consegue enxergar qualidade em nós mesmos, conseguimos acreditar nas nossas habilidades.

Dicas para diminuir com o orgulho no relacionamento

  1. Entenda a origem deste comportamento. Faça uma autoavaliação do porque seu orgulho atinge níveis altos o bastante para interferir nos seus relacionamentos. ...
  2. Pondere os pontos. ...
  3. Dê o braço a torcer. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.