Como explicar Provérbios 18 21?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

É por isso que é tão importante que tomemos cuidado com o que dizemos. O versículo-chave deste devocional nos lembra que a morte e a vida estão no poder da língua. Isso significa que nossas palavras têm o poder de criar vida ou causar destruição.

18:20-21 Apanhado pelas próprias palavras
Esse par de provérbios adverte àqueles que falam demais, lança uma luz primeiro produzindo sobriedade. E ambos recomendam cautela. A morte e a vida estão no poder da língua, o que alguém fala pode fazer um relacionamento florir ou acabar com ele.

Este versículo em outras versões da Bíblia
9 Aquele que é remisso na sua obra é irmão do que é destruidor. 9 Também o negligente na sua obra é irmão do desperdiçador.

“O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra.” A vida é feita de escolhas, quem escolhe o caminho da justiça colherá honra, já que escolhe o caminho da iniquidade colhera o que plantou.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.

No início de Provérbios 18 o sábio faz uma exortação às pessoas que se isolam, por motivos egoístas. Devemos nos separar de pessoas que maquinam o mal, que odeiam a justiça e desprezam a Deus. Devemos mantê-las em nossas orações e sempre que possível testemunhar sobre a pessoa de Jesus, a elas.

A Palavra encontramos em Provérbios 18.10 que diz: “O nome do Senhor é como uma torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.” Na época em que o verso foi escrito, as torres desempenhavam um papel fundamental na proteção e segurança dos povos das cidades, que habitavam dentro de muralhas ...

Quem é relaxado em seu trabalho causa tanto estrago quanto aquele que destrói. O nome do SENHOR é fortaleza segura; o justo corre para ele e fica protegido.

Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói.

Provérbios 18:9 ARA
Quem é negligente na sua obra já é irmão do desperdiçador.