Como age uma pessoa com orgulho ferido?

Perguntado por: rveloso2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

6. Orgulho ferido = ferida emocional. A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

Pessoas que sempre tem razão, não ouvem a opinião alheia, não aceitam estar erradas, se sentem superiores aos demais, são autoritárias, arrogantes e insensíveis, essas são algumas das características de uma pessoa orgulhosa.

No fundo, não é sobre a outra pessoa, mas sobre a forma como nos vemos e como queremos que os outros nos enxerguem. Se você sente que é dominado por pensamentos de vingança, raiva, ressentimento ou se sua felicidade depende da validação ou aceitação de outra pessoa, você pode estar enfrentando um ego ferido.

A sensação de que perdeu alguém importante da sua vida, por uma atitude ou uma falta de atitude pode te mexer com você, te fazer sentir a falta dessa pessoa em sua vida.

É geralmente associado a uma teimosia, à dificuldade em aceitar ajuda ou admitir erros por ser um sinal de fraqueza. Como na frase "ele é um homem orgulhoso demais para pedir desculpas". Ou seja, ele não vai "dar o braço a torcer", como se diz na expressão popular. Pode ser também associado ao preconceito.

Quando exagerado, denota pretensão de superioridade e até arrogância. É um sentimento que pode desencadear muitos problemas nos relacionamentos, já que está associado à dificuldade em ceder e admitir seus erros e defeitos. O orgulho causa problemas até antes de um relacionamento ser estabilizado.

As pessoas orgulhosas transmitem muitas queixas mentais devido ao seu ego exagerado, reclamando de pessoas, de situações, do tempo, do país, etc. Isto inevitavelmente fará com que elas saltem de um conflito para outro. “Se não moderarmos o orgulho, ele será o nosso maior castigo.”

O orgulho é o pecado universal, o grande vício. Sim, o orgulho é o pecado universal, o grande vício. O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). É o coração quebrantado e o espírito contrito (ver 3 Néfi 9:20; 12:19; D&C 20:37; 59:8; Salmos 34:18; Isaías 57:15; 66:2).

No fundo, não é sobre a outra pessoa, mas sobre a forma como nos vemos e como queremos que os outros nos enxerguem. Se você sente que é dominado por pensamentos de vingança, raiva, ressentimento ou se sua felicidade depende da validação ou aceitação de outra pessoa, você pode estar enfrentando um ego ferido.

As principais causas de mágoa em uma pessoa são: Algo que foi dito ou interpretado de forma negativa. Uma traição conjugal ou até mesmo uma falta de consideração. Algo que você fez que deixou ele magoado, como uma mensagem para alguém que ele não conhece.