Como saber se estou no período fértil?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Os principais sintomas de que a mulher está no período fértil são: secreção vaginal mais fina, leve aumento na temperatura basal, leve dor no baixo ventre e/ou pelve e aumento da libido.

Sendo assim, para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.

O período fértil é a janela de oportunidade que a mulher tem de engravidar durante um ciclo menstrual. Ele vai de 5 dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação. Portanto, para mulheres com ciclos de 28 dias seria possível engravidar cerca de 9 a 10 dias após o início da menstruação.

A ovulação é o processo definido pela liberação do óvulo por um dos ovários, enquanto o período fértil é o intervalo em que a mulher tem mais chance de engravidar. Eles são importantes para a gravidez natural e para a reprodução assistida.

É chamado de “período fértil” o momento em que uma mulher tem mais chances de engravidar durante o mês. Neste período acontece a ovulação, que geralmente ocorre 14 dias antes da menstruação e pode durar por até sete dias.

A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.

Se a secreção é líquida, bem úmida e com aparência elástica, a ovulação pode estar acontecendo; Se a secreção é bem úmida e se parece com a clara de ovo, o muco confirma que você ovulando ou prestes a acontecer.

Não fique preocupada, porque o dia da liberação do óvulo voltará a aumentar. Alguns dias depois de que a ovulação aconteceu, a temperatura voltará a ser igual àquela do período pré-ovulatório. Se ela não descer, é provável que você esteja grávida.

Mesmo que a mulher mantenha relações sexuais sem preservativo, ela não engravida se não houver um óvulo para ser fecundado. E esse óvulo só é liberado durante o período fértil. Então, é praticamente impossível engravidar fora do período fértil porque não ocorre ovulação.

Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Para esses casos, uma forcinha da gravidade pode ajudar, mas ficar deitada após a relação por cerca de 10 minutos já é suficiente.

A posição sexual interfere na concepção? As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários.

Pode ter um aspecto de pasta branca e translúcida, e até ser mais rala e aquosa. Independentemente da aparência, a secreção branca é uma parte totalmente normal da relação sexual. Na verdade, esta é a resposta natural do corpo à estimulação ou ao excitamento para ajudar na lubrificação.

Exame de hormônio anti-mulleriano (AMH): utilizado para medir especificamente a reserva ovariana; Histerossalpingografia: utilizado para avaliar possíveis anomalias na cavidade e tubas uterinas; Histeroscopia: utilizado para identificar alterações uterinas e na cavidade endometrial.

As sensações da dor de ovulação é tão única quanto a pessoa que a sente. Para alguns, não é doloroso mas sim desconfortável—algumas pessoas descreveram a dor como sensação de estar cheio ou como uma espécie de tensão (1). Para outros, foi descrita como algo parecido a uma cólica, uma pontada, leve e intermitente.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.