Com quantos dedos de dilatação sai o tampão?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Também conhecida como show sangrento; o tampão mucoso que geralmente sai com cerca de 2-3 cm de dilatação, é o início do show sangrento. Ele pode aparecer no início do trabalho de parto ou com dias de antecedência.

No momento em que é liberado, apresenta uma secreção muito espessa e um pouco de sangue. Isso pode representar que ocorreu dilatação do colo do útero e indicar a proximidade do parto”. Em grande parte dos casos, a saída do tampão mucoso pode ser um sinal de que a mulher entrará em trabalho de parto em breve.

O colo do útero pode estar totalmente preparado e demorar semanas para o bebê nascer. Em alguns casos, pode dilatar de 4 a 6 cm, sem que a mulher esteja em trabalho de parto. Pode permanecer assim por dias, até que o bebê dê o estímulo inicial para que as contrações do trabalho de parto comecem a agir.

A mulher pode ter cerca de 1, 2 cm de dilatação tranquilamente sem risco de parto iminente por algumas semanas, às vezes até o final da 41ª semana de gestação.

Quanto tempo depois de sair o tampão o bebê nasce? Isso é bastante variável, mas em geral pode-se esperar o início do trabalho de parto entre 2 dias a duas semanas depois da saída do tampão mucoso.

Geralmente, o desprendimento é completo e o tampão é expelido inteiro, medindo de 4 a 5 centímetros. Mesmo que o tamanho seja um pouco padrão (quando não sai em pedaços), a aparência pode mudar – e às vezes é até confundido com corrimento.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação.

Como o fundo do útero fica mais espesso e sobe durante o parto, vão caber cada vez menos dedos. Quando couberem cerca de 3 dedos, as mães podem pensar em ir para o hospital a dilatação deve estar em cerca de 5 centímetros. E quando couber apenas 1 dedo terá dilatação total.

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

6 sinais que a bolsa vai estourar

  1. Aumento das contrações de “treinamento” ...
  2. Diminuição dos movimentos do bebê ...
  3. Inchaço de pés e mãos e outros desconfortos. ...
  4. Pressão na pelve. ...
  5. Aumento de secreção vaginal. ...
  6. Outras alterações.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Seu aspecto pode ser bastante parecido com o catarro e, quando ocorre a perda, normalmente está acompanhado de sangue. Quando o tampão mucoso é expelido do organismo, é um sinal de que o corpo está se preparando para que o bebê saia, além de também ser o primeiro sinal de que o colo do útero está dilatando.

As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.