Como fazer lavagem nasal em bebê?

Perguntado por: udamasio5 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 16 votos

Introduzir a solução salina lenta e continuamente. Incline a cabeça para o outro lado e repita o processo com a outra narina. Passe um pedaço de gaze ou de algodão sobre o nariz para ajudar a retirar o muco. Se o muco for espesso e abundante, pode-se usar também o aspirador nasal.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo – e não há problema nisso.

Até ao primeiro ano de idade deve ser administrada uma quantidade de 5 mL de soro fisiológico. E após o ano e meio, poderão ser administrados até 10 mL de soro. É importante os pais estarem atentos ao comportamento do seu bebé: Prostração e irritabilidade.

Como lavar o nariz do bebê do jeito certo? Para os bebês recém-nascidos, o ideal é fazer a limpeza com um conta-gotas e uma quantidade menor de soro, no máximo 3 ml em cada narina. Se quiser pode usar o soro fisiológico em temperatura ambiente ou amornar um pouquinho.

Dar um banho morno no bebê e deixar o banheiro com uma grande quantidade de vapor é um dos meios mais usados para desentupir e aliviar o nariz entupido de bebês. O vapor ajuda a eliminar as secreções de dentro do narizinho, além de acalmar bastante os pequenos. É como se fosse uma inalação, só que com vapor.

“No entanto, quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, reitera.

É perigoso lavar o nariz? Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.

Seringa descartável
Com a cabeça inclinada para frente e para o lado contrário da narina a ser lavada, insere a seringa de rosca (aquela que não tem biquinho) na narina, prenda a respiração e injete o soro. O soro deve estar a temperatura ambiente. Parte do soro sairá pela outra narina, assim como a secreção nasal.

Há estudos que mostram que a limpeza feita, pelo menos, duas vezes ao dia é capaz de reduzir até 40 por cento da incidência de gripes e constipações. É importante familiarizar o bebé desde cedo com esta prática e introduzi-la na sua rotina diária.

Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, usar o aspirador nasal ou, até mesmo, dar um banho morno. Ao longo do dia é também muito importante ir limpando o nariz do bebê várias vezes, para retirar as secreções que vão saindo.

Utilize soro fisiológico
O ideal é usar uma seringa sem ponta, para não machucar o nariz do seu filho. Em bebês pequenos, o ideal é fazer a lavagem nasal com o bebê deitado e a cabeça elevada em relação ao restante do corpo. Use cerca de 1ml de soro fisiológico.