Com quantos centímetros de dilatação a bolsa rompe?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Se inicia após 4 a 6 cm de dilatação e vai até a dilatação total ou 10 cm, quando o colo desaparece completamente e o útero e a vagina se transformam no canal de parto.

Fase inicial ou latente: De 3 a 4 cm de dilatação
É um dos primeiros sinais de que o bebê está à caminho, porém, este estágio de dilatação pode durar entre 8 e 12 horas em média. Portanto, a mãe pode sentir falta de apetite e mal estar, porém, é importante que se alimente e se hidrate frequentemente.

Primeira etapa: o início do trabalho de parto
Pode ser, inclusive, que as contrações não comecem assim que a sua bolsa estourar. Além disso, há a saída do "tampão", que selou seu colo do útero durante a gravidez. Nos estágios iniciais do trabalho de parto, ou mesmo antes, ele pode sair.

Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

A partir dos 4cm ou 5cm de dilatação começa a fase ativa (o final do trabalho de parto). Nessa fase, as contrações acontecem a cada 5 minutos e duram entre 30 e 40 segundos.

Internação precoce ocorre quando a mulher é internada fora de trabalho de parto ativo, com contrações não ritmadas, com duração curta e colo com dilatação inicial (<5 cm), ou seja em pródromos ou no início da fase latente do trabalho de parto.

A “dor” da dilatação é semelhante a uma pressão na vagina. Também é possível sentir dores e incômodos nas costas e pontadas dentro da região íntima3. É muito comum relatos de mulheres que não sentiram absolutamente nada, e que ao chegar na maternidade tiveram diagnóstico de dilatação bastante avançada.

por que a bolsa estoura antes da hora
Entre as causas da bolsa se romper antes da hora estão as infecções bacterianas que podem atingir a vagina e acometer o útero durante a gestação e os choques mecânicos. O consumo de álcool, tabaco e drogas também podem ocasionar a situação.

A bolsa rompeu – Isso indica a ruptura das membranas conhecida como bolsa d'água, onde fica o líquido amniótico. Continua depois da publicidade — Quando a bolsa se rompe, a gestante não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com urina.

Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm). Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm). Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).

Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes. Alguns obstetras, no entanto, optam por induzir o nascimento com medicamentos em seguida, a fim de evitar infecções.