Como saber se o feto foi expulso?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

Talvez os sintomas mais evidentes de aborto espontâneo sejam uma forte cólica acompanhada de sangramento vaginal com coágulos. Porém, nem sempre ocorre o sangramento anunciando o ocorrido. Em alguns casos, quando ocorre e a mulher não tem ciência da gravidez ainda, acredita que seja a menstruação que estava atrasada.

Em casos de óbito embrionário durante o primeiro trimestre – abaixo de 12 semanas de gestação -, é possível esperar até 15 dias para que o organismo aja sozinho e expulse naturalmente. “A falta de informação é a que mais gera conflitos na saúde. Jamais vamos por em risco a vida.

Quando o problema ocorre no início da gestação, não é preciso realizar curetagem nem tomar medicamentos. "Para tentar engravidar novamente, a mulher deve apenas esperar até o sangramento e a dor de perder um bebê passarem", diz o médico.

Depende de cada caso, mas normalmente são necessários alguns meses em um processo onde o corpo irá expulsar todo o material da perda e restabelecer os ciclos menstruais e ovulação novamente.

Curetagem: quando é necessário fazer? A curetagem é eficaz em quase 100% dos casos de aborto retido. Por esta razão, se o tratamento expectante e farmacológico não derem certo e quatro semanas depois do diagnóstico o feto ainda estiver retido, é necessário internar a paciente para realizar a curetagem.

O retorno ao consultório deve ocorrer depois de sete dias sem sangramento vaginal; Por fim, quando há o desejo de engravidar, é recomendado aguardar alguns meses após a curetagem, ficando a critério médico.

Não existe um tratamento específico para o descolamento do saco gestacional. Na maioria dos casos o sangramento irá parar espontaneamente e em algumas semanas o hematoma retrocoriônico irá desaparecer. O internamento hospitalar não é necessário na maioria das vezes pois o sangramento não é volumoso.

Por exemplo, na quarta semana da gravidez, é comum que o saco gestacional tenha 5 mm de diâmetro; porém, este tamanho pode variar entre 2 e 8 mm. E assim proporcionalmente: na quinta semana, o normal é que o saco tenha 10mm, podendo variar entre 6 e 16. Na 6ª, o tamanho ideal é de 16 mm com variante entre 9 e 23.

Abortos incompletos precisam de curetagem uterina, e ela precisa ser feita em um hospital por um médico ginecologista. Para lidar com a perda que um aborto causa, ter suporte psicológico é fundamental. Por isso, recomendo buscar uma psicóloga com experiência em atendimento a tentantes.

A curetagem uterina pode ser feita numa clínica ou hospital, através da introdução de uma cureta, um instrumento cirúrgico, pela vagina e com ela é feita uma raspagem das paredes do útero. Outra forma de curetagem é a introdução de uma cânula de aspiração que é um mecanismo de vácuo, que suga todo conteúdo uterino.

A paciente costuma ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Após a curetagem, ela pode apresentar sangramento, que pode durar de 7 a 12 dias. Caso o sangramento fique mais intenso ou venha acompanhado de febre, deve-se procurar o médico para uma avaliação, pois esses podem ser sinais de infecção.

Riscos da curetagem
Sangramento, que geralmente é controlado com medicamentos; Infecção.