Como aumentar o leite materno urgente?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Vamos às dicas!

  1. Use uma bombinha regularmente. ...
  2. Amamente sempre que o bebê estiver com fome. ...
  3. Verifique se a pega está correta. ...
  4. Amamente com ambos os seios. ...
  5. Não pule as mamadas. ...
  6. Beba água com regularidade. ...
  7. Olhe o bebê nos olhos durante a amamentação. ...
  8. Tente descansar e relaxar ao longo do dia.

Os alimentos ricos em proteína que ajudam a aumentar a produção de leite materno são as carnes vermelhas, carnes brancas e peixes, queijos, ovos, leite, iogurte, leguminosas, tofu e quinoa.

O feno-grego, erva-doce, camomila, algodoeiro e funcho são exemplos de ervas que têm a presença de galactagogos, ou seja, que podem ajudar na produção de prolactina, consequentemente ajudando a aumentar a produção de leite.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Entenda por que o leite seca
As possível causas para isso acontecer são: A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua.

Uma boa dica que se recebe na maternidade é o uso de Plasil (para náuseas e tonturas) ele pode ajudar também na hora inicial do leite descer e sempre lembrando da prescrição médica.

Como fazer chá de erva-doce

  1. Esmague e pique cerca de 1,5g de sementes da erva-doce.
  2. Em uma chaleira, aqueça uma xícara de água até fever.
  3. Adicione então a erva-doce picada ao líquido, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a bebida descansar por cerca de 10 minutos.
  4. Coe e adoce a gosto.

A domperidona é um fármaco aprovado, no Brasil, para uso como gastrocinético, com propriedade de elevar a prolactina sérica devido ao efeito antidopaminérgico. Em mulheres não grávidas, o aumento da prolactina sérica com uso de domperidona é menor que o efeito da metoclopramida na mesma dose.

Beber muita água é essencial para manter a produção de leite. Alguns alimentos também podem ajudar. Busque ajuda de um(a) consultor(a) de amamentação. Se ainda tiver dúvidas sobre sua produção de leite, fale com um(a) consultor(a) de amamentação ou seu médico para maiores informações.

Para continuar a produzir leite materno, no retorno ao trabalho, é necessário ordenhar o leite em intervalos regulares ao longo do dia.

Logo que se decide parar de amamentar ou mesmo secar o leite, a primeira providência é parar de estimular a sua produção. Isto é: Não amamentar: A sucção feita pelo bebê ou criança vai estimular a produção do leite, com isso, o leite não irá secar.

Quanto mais você amamenta, mais leite produz. Portanto, aumente a frequência das mamadas se sentir que o volume do líquido está diminuindo. Outro conselho é não usar a mamadeira, pois ela dificulta a readaptação ao bico do seio.

O contato pele a pele ajuda a liberar a prolactina e a ocitocina, hormônios que ajudam na descida do leite. Aplique uma toalha úmida e quente no seu peito alguns minutos antes de amamentar.

Domperidona: 10 mg, 3 vezes ao dia, por 7 a 14 dias. Há evidência de efetividade no uso entre o 2º dia até a 4ª semana após o parto.

Os níveis séricos de prolactina retornaram aos valores basais em ambos os grupos 3 dias após a suspensão do tratamento. A média diária de aumento da produção de leite nos dias 2 a 7 foi de 45% e 17% para as mulheres que usaram domperidona e placebo, respectivamente.

PLASIL 10 mg: 1 comprimido, 3 vezes ao dia, via oral, 30 minutos antes das refeições. Não há estudos dos efeitos de PLASIL administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo médico.