Como saber se estou com sinusite viral ou bacteriana?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.8 / 5 6 votos

Febre: a sinusite bacteriana geralmente apresenta febre mais alta que a viral; Secreção nasal: na sinusite bacteriana, a secreção costuma ser mais espessa e esverdeada ou amarelada, enquanto na viral é mais clara e aquosa.

Nariz entupido, sensação de pressão na região do nariz, bochecha, testa e ao redor dos olhos, dores de cabeça, cansaço e febre são alguns dos sintomas da sinusite mais simples, a viral. Ela dura apenas alguns dias. Quando os sintomas começam a piorar, é sinal de sinusite bacteriana.

Suspeita-se de sinusite bacteriana quando a rinorreia purulenta persiste por mais de 10 dias juntamente com fadiga e tosse. Febre é incomum. Dor facial local ou desconforto pode estar presente. O exame nasal revela drenagem purulenta e deve descartar corpo estranho.

Como saber o tipo de sinusite
A sinusite viral é provocada pela infecção por vírus. Seus sintomas são muito semelhantes a uma gripe, com especial destaque para obstrução nasal, secreção nasal um pouco mais espessa e diminuição do olfato. Tosse e febre também podem aparecer. Esse é o tipo de sinusite mais comum.

A dor muitas vezes piora quando a pessoa se dobra para a frente. Outros sintomas comuns são corrimento nasal, dor de cabeça, dor de ouvido, cansaço ou febre. Se esta condição durar mais de 10 dias, é mais provável que a sinusite seja causada por uma bactéria do que por um vírus.

Embora assustadora, a sinusite que evolui para óbito é rara. “Não é comum, porque mais de 80% dos quadros de sinusite são virais, e não tem essa progressão. No caso das bacterianas, uma porcentagem pequena vai evoluir para um abscesso orbital ou meningite, que é algo mais grave”, diz o especialista.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

amoxicilina-clavulanato: antibiótico de primeira escolha se o paciente não é alérgico a penicilina. A dose é de 500 mg/125 mg a cada 8 horas; alta dose de amoxicilina-clavulanato (2 g de amoxicilina 2 vezes/dia) deve ser usada nas seguintes circunstâncias: resistência de S.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

Classificação da sinusite
A rinossinusite pode ser classificada, de acordo com o tempo de duração e frequência do processo, em: Rinossinusite aguda: duração de até quatro semanas. Rinossinusite subaguda: duração superior a quatro semanas e inferior a 12 semanas. Rinossinusite crônica: duração maior que 12 semanas.

Não é necessário nenhum tratamento específico para sinusite viral. Algumas pessoas acham que respirar ar húmido ou vapor, como em um chuveiro quente, ajuda a aliviar os sintomas. Medicamentos anti-inflamatórios (como o ibuprofeno ou o paracetamol) podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço no nariz e na face.