O que leva a ter sinusite?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 8 de agosto de 2023
4.7 / 5 13 votos

Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à sinusite. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

O tratamento da sinusite também pode incluir o uso de antibióticos, no caso de infecções bacterianas, ou analgésicos, para aliviar a dor em infecções virais. Você também pode utilizar um medicamento antigripal com efeito descongestionante para ajudar no alívio da obstrução nasal.

Evite o contato com substâncias irritantes, como fumaça de cigarro, poluentes ambientais e produtos químicos agressivos. Essas substâncias podem irritar as vias respiratórias e aumentar o risco de desenvolver sinusite.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas.

Em geral, a sinusite aguda dura de 7 a 10 dias, mas em alguns casos pode persistir por mais tempo, especialmente se não for tratada adequadamente. Em alguns casos raros, a sinusite aguda pode durar semanas ou até meses, o que é considerado um caso de sinusite crônica.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

Remédios naturais para combater a sinusite

  1. Laranja e urtiga. Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. ...
  2. Chá de alecrim. ...
  3. Gengibre e cebola roxa. ...
  4. Cebola e alho. ...
  5. Aspirar uma cebola. ...
  6. Sobre a sinusite.

Dessa forma, pessoas que sofrem com a sinusite crônica devem ficar atentas a eles, sendo os principais: leite, farinha de trigo, ovos, chocolate, alimentos industrializados e bebidas alcóolicas. Leite: devido à caseína, proteína do leite, há a liberação de histaminas que influenciam na produção do muco.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Essa junção - calor e pouca umidade - pode ser um agravante para quem sofre de problemas respiratórios, como rinite e sinusite, que tendem a gerar ressecamento e sangramento no nariz, assim como as dores de cabeça. A insolação é outro problema que cresce muito em dias de calor e sol.

Dormir com a cabeça elevada
Use a lei da gravidade contra o congestionamento nasal: acrescente um travesseiro a mais na cama e tente dormir com a cabeça mais elevada para facilitar a drenagem das secreções.

Como apontado, a sinusite é descrita como a inflamação dos seios da face, causando inchaço, dor e outros sintomas, sentidos principalmente ao redor das narinas, testa e maçãs do rosto. Ela pode ser causada por fatores ambientais ou patógenos diversos.