Pode tomar ibuprofeno para sinusite?

Perguntado por: ncavalcanti6 . Última atualização: 8 de agosto de 2023
/ 5 16 votos

Medicamentos anti-inflamatórios (como ibuprofeno ou paracetamol) podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço no nariz e no rosto. Sprays ou comprimidos descongestionantes também costumam ajudar a aliviar os sintomas.

A dose recomendada é de 600mg 3 ou 4 vezes ao dia. A posologia de Ibuprofeno deve ser adequada a cada caso clínico, e pode ser diminuída ou aumentada a partir da dose inicial sugerida, dependendo da gravidade dos sintomas, seja no início da terapia ou de acordo com a resposta obtida.

Anti-inflamatórios não-esteroidais
O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

Na maioria dos casos, o tratamento da rinite não-alérgica envolve a gestão dos sintomas. Isto pode ser feito usando medicamentos descongestionantes, anti-inflamatórios, tais como ibuprofeno, e ou pela inalação de ar quente e húmido.

Em geral, em casos de dor ligeira, o paracetamol é o fármaco recomendado em primeira linha. Quando a dor estiver associada a inflamação, o ibuprofeno pode ser a primeira opção, de acordo com a patologia associada do doente.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

A sinusite tanto pode ser causada por agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e cheiros ativos são listados como desencadeadores da rinopatia alérgica. As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas.

Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro. “Procure manter o ambiente arejado, tomar bastante líquido, realizar a lavagem nasal diariamente e seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, explica Pitelli.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Secreção nasal: na sinusite bacteriana, a secreção costuma ser mais espessa e esverdeada ou amarelada, enquanto na viral é mais clara e aquosa.

Outros sinais e sintomas possíveis são:

  • cansaço; – dor de cabeça; – tosse; – halitose (mau hálito); – sensação de pressão nos ouvidos;
  • perda de paladar e olfato; e – sensação de mal estar.

Os sintomas da sinusite bacteriana incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal amarelada ou esverdeada, dor de dente, febre e mau hálito. Os sintomas podem ser semelhantes aos da sinusite viral, mas geralmente duram mais tempo e são mais graves.

Ibuprofeno é um medicamento indicado para redução da febre e para o alívio de dores, tais como: dores decorrentes de gripes e resfriados, dor de garganta, dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais e dores musculares.

Não utilize ibuprofeno caso tenha apresentado alguma reação alérgica ao ácido acetilsalicílico e a outros anti-inflamatórios. Não utilize este produto contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a menos que seja prescrito pelo médico.