Como saber se estou com crise de sinusite?

Perguntado por: epires . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes. Sinusite crônica: Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade.

Procure manter o ambiente arejado, tomar bastante líquido, realizar a lavagem nasal diariamente e seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, explica Pitelli. O tratamento da sinusite é realizado, inicialmente, com medicamentos e cuidados com o nariz.

Sinusite aguda
A intensidade da dor pode variar entre uma dor mais forte ou pontadas, pulsátil ou sensação de pressão na cabeça. Em casos como esse é comum ocorrer obstrução nasal com presença de secreção, que pode ser amarela ou esverdeada, o que pode piorar a congestão nasal.

A sinusite bacteriana geralmente começa a melhorar em 2 semanas sem antibióticos. Se os sintomas continuarem ou piorarem após 10 a 14 dias, os antibióticos podem ser úteis. Algumas pessoas podem desenvolver uma sinusite de longa duração, mas isso é incomum. A maioria das pessoas se recuperam bem de sinusite bacteriana.

Dor de cabeça, principalmente na região da testa e abaixo dos olhos, sensação de pressão interna no rosto. Sintomas que indicam sinusite, certo? Nem sempre. A sinusite está associada principalmente a quadros de secreção/obstrução nasal e alterações no olfato.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

No caso da gripe, a febre repentina tende a ser o primeiro sintoma notado, dando início a todas as outras queixas. Na sinusite, conforme apontado, a congestão nasal ou presença de secreção, bem como sensação de dor e pressão no rosto, costumam aparecer antes do que os demais sintomas.

Uma alternativa para combater o desconforto da sinusite é liquefazer o suco de duas laranjas junto com cinco ramos de urtiga. Adicione também dois tomates e dois dentes de alho. Adoce com mel ao seu gosto e tome três vezes por dia.

Nebulização com água, sal e eucalipto
O eucalipto é expectorante e inalar seu vapor reduz as secreções acumuladas. O sal e a água potencializam o efeito. Assim, trazendo maior sensação de bem estar durante as crises de sinusite.

Coloque 2 colheres de chá de Vick VapoRub em uma vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e inale o vapor por 10 a 15 minutos, aliviando a sua tosse e congestão nasal.

Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa. Além da rinite alérgica, exames detectaram um desvio de septo em Keilliany.

A sinusite pode, sim, evoluir para pneumonia, embora isso não seja comum. A relação entre as duas condições ocorre quando a infecção se espalha dos seios paranasais para os pulmões. Isso pode acontecer se a sinusite não for tratada adequadamente ou se o sistema imunológico do indivíduo estiver enfraquecido.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

A sinusite é causada por infecção bacteriana, fúngica ou viral, ou por alergia. Ela pode ser classificada como aguda, quando tem início súbito e dura até 12 semanas; recorrente, ao ocorrer quatro ou mais episódios de quadros agudos por ano; ou crônica, quando os sintomas duram acima de 12 semanas.