Como saber se é bursite ou tendinite?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.1 / 5 16 votos

Ambas são caracterizadas como processos inflamatórios. No entanto, a tendinite é uma inflamação que atinge o tendão, enquanto a inflamação atinge a bursa. Nesse sentido, é possível afirmar que a bursite é um processo inflamatório secundário, pois só ocorre após uma lesão no tendão, ou seja, a tendinite.

Contudo, a principal diferença entre as duas doenças se dá na parte do organismo em que se manifestam. A tendinite é a inflamação no tendão, parte final do músculo que se conecta ao osso, enquanto a bursite é a inflamação de uma bolsa de fluídos localizada entre os ossos, chamada de bursa.

Exames para diagnóstico
A ressonância magnética é o exame que mostra com mais detalhes todos os tendões do manguito rotador, podendo visualizar a bursite e a tendinite do ombro com mais precisão, certificando-se de que não há ruptura dos tendões do manguito associada.

A dor desse tipo de bursite pode irradiar das áreas frontal e média da coxa até o joelho e pode aumentar quando se estende ou rotaciona o quadril. Também pode haver uma limitação no movimento que pode ser percebida na caminhada, por exemplo, fazendo com que a pessoa sinta dor e opte por um passo mais curto.

O principal sintoma de tendinite é uma dor forte na região do corpo que está sendo afetada pela inflamação. Se você sente muita dor nos braços depois de um dia inteiro de trabalhos manuais, pode estar sofrendo de tendinite nos pulsos.

A tendinite no ombro é uma inflamação que acomete um tendão localizado na região. Também conhecida como Síndrome de Impacto ou Tendinite do Manguito Rotador, a tendinite no ombro afeta o tendão responsável pelos movimentos do músculo ao osso. Os tendões são cordões de tecidos formados por estruturas de colágeno.

Remédios para bursite
A ingestão de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona, Ibuprofeno, Nimesulida ou Diclofenaco, pode ser orientada pelo médico. As pomadas de diclofenaco, Cataflan ou Remon gel, por exemplo, são boas opções de medicamentos de uso tópico.

A inflamação acaba sendo intensa e os movimentos e a força podem ficar comprometidas. Caracteristicamente, quem tem bursite do ombro, sente mais dores no período noturno, próximo à hora de dormir ou quando faz mais esforços com peso ou repetitivos para o membro afetado.

Diagnóstico da bursite
Ultrassonografia ou RM pode ajudar a confirmar o diagnóstico quando bursas profundas não estão facilmente acessíveis para inspeção, palpação ou punção. Esses exames são realizados para confirmar um diagnóstico suspeito ou excluir outras possibilidades.

Tratamento. O tratamento de bursite deve ser feito sob orientação médica e inclui o uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares, aplicações de gelo e redução dos movimentos na área afetada. Exercícios fisioterápicos podem ajudar, desde que orientados por profissionais especializados.

Como regra, a pele cicatriza em 10 a 14 dias e, após 3 a 4 semanas, poderá ser utilizado sem restrições embora deva ser protegido durante alguns meses para prevenir recaídas ou novas lesões. Nos casos de bursite aguda, a toma de um corticóide por via oral, como a prednisona, durante alguns dias ajuda a aliviar a dor.