Como é feita a fisioterapia para tendinite?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 10 votos

O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força do membro afetado.

Confira alguns deles:

  1. Pronação do punho. Nesse exercício, o paciente deve ficar de pé ou sentar-se com o braço ao lado colado ao corpo e com o cotovelo dobrado a 90 graus, virando a palma para baixo. ...
  2. 2 . Extensão do punho. ...
  3. Desvio radial. ...
  4. Extensão do polegar. ...
  5. Deslize do tendão da mão/dedo.

No tratamento da tendinite aconselha-se evitar fazer esforços com o membro afectado, tomar os medicamentos prescritos pelo médico e realizar as sessões de fisioterapia. A fisioterapia é importante para tratar o inchaço, a dor e a inflamação.

Os exercícios de fisioterapia para tendinite calcária no ombro podem incluir alongamentos, exercícios de fortalecimento e mobilizações articulares. Os alongamentos podem ajudar a melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento do ombro, reduzindo a dor e a rigidez.

O tratamento das tendinites é, por regra, não cirúrgico, focando-se na identificação do ato que desperta a lesão de modo a preveni-la, se possível, repouso, gelo e anti-inflamatórios. A fisioterapia desempenha um papel fundamental. A ausência da atividade física não é, por regra, prolongada.

Fisioterapia para tendinite
As sessões de fisioterapia podem ser realizadas diariamente, 5 vezes por semana, ou de acordo com a disponibilidade do paciente. No entanto, quanto mais próximas forem uma sessão da outra, melhores serão os resultados pelo efeito acumulativo.

O ideal é fazer o trabalho de musculação quando a tendinite ainda está no começo, causando pouco impacto na articulação.

Um movimento abrupto ou excessivo pode provocar uma inflamação. Quando isso acontece, o ideal é interromper qualquer exercício e mesmo uma caminhada.

Sendo assim, a prática de exercícios físicos como corridas, basquete e vôlei pode sobrecarregar os tendões e causar a tendinite. Além disso, os indivíduos que apresentam sobrepeso, obesidade ou têm uma musculatura fraca e pouco trabalhada também podem desenvolver a tendinite com mais facilidade.

Além do mais, a prática de atividades físicas em excesso e o sobrepeso também são fatores que podem acarretar problemas ortopédicos. No caso da obesidade, a carência de uma alimentação balanceada, aliada ao sedentarismo, pode sobrecarregar o organismo atingindo diretamente os tendões.

1 – Coloque gelo no ombro antes de dormir
A vasoconstrição causada pelo gelo na tendinite ajuda a diminuir a dor porque diminui o inchaço na região, evitando que se forme edema. E o edema contribui para que a dor aumente. Portanto, uns 20 minutos antes de dormir, coloque uma bolsa de gelo apoiada no ombro.

Qual é o tratamento para tendinite no ombro? A tendinite no ombro é curável e os sintomas podem ser completamente eliminados dentro de um certo período de tempo, que normalmente leva até 6 semanas.

A sessão de fisioterapia dura aproximadamente uma hora.

Se não for tratada corretamente, a tendinite pode se tornar uma doença crônica, fazendo com que a pessoa sempre sinta dor naquele local, além de ir desenvolvendo gradualmente uma atrofia muscular acompanhada de dificuldade para realizar movimentos e carregar peso naquela região específica do corpo.

O mais utilizado é a Ciclobenzaprina, de 5 a 10 mg, 1 a 2 vezes/dia. Os AINEs são usados para dor e inflamação. Pode-se usar: Celecoxibe 400mg/dia, Naproxeno 500mg/dia e Nimesulida 200mg/dia, por 14 dias.