Como saber se a pessoa vai ser alta ou baixa?

Perguntado por: ubelchior2 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

Por isso, existe uma conta, proposta pela Academia Americana de Pediatria, que pode ajudar os pais a terem uma estimativa de qual será a altura do bebê quando ele virar adulto. O cálculo é o seguinte: some a altura do pai e da mãe. Deste número subtraia 13 centímetros se for menina ou some 13 centímetros se for menino.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatra, a previsão da altura da crianças pode ser feita seguindo a seguinte fórmula:

  1. Para meninas: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros - 13) /2.
  2. Para meninos: (altura da mãe em centímetros) + (altura do pai em centímetros + 13) /2.

Esse cálculo se chama “altura alvo” e considera a altura dos pais da criança para projetar o quanto a criança irá crescer. O cálculo se dá do seguinte modo: Altura alvo dos meninos: [altura da mãe em cm + (altura do pai + 13)] / 2. Altura alvo das meninas: [altura da mãe em cm + (altura do pai – 13)] / 2.

A genética da família influencia cerca de 80% na altura, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Por isso, sempre avaliamos as medidas do pai e da mãe para calcular a estatura-alvo da criança.

1,70m é uma altura normal.

​ Geralmente quando as mulheres tem 1,60 para baixo as pessoas já consideram elas baixas, já os homens que tem menos de 1,66 são considerados baixos.

A média de altura do brasileiro é de 1,73 cm eu tenho 1,79 nem alto nem baixo estatura mediana , a pessoa para ser considerada alta tem que ter de 1,80 cm para cima. F. M. O senso comum considera a partir de 1,80. No entanto, esta marca estás cima da média na maior parte dos países mundo.

Existe sim uma fórmula para estimar a altura das crianças quando crescerem, chama-se altura-alvo. Ela é calculada somando-se a altura do pai a da mãe e dividindo por dois. Entretanto, há uma diferença de 13 centímetros entre a estatura de homens e mulheres.

O cálculo é feito da seguinte forma: soma-se a altura da mãe com a do pai (em centímetros). A partir desse resultado, acrescenta-se 13 centímetros para meninos e subtrai-se 13 centímetros para as meninas. Na sequência, o valor é dividido por dois.

Portanto, pode acontecer de o filho ser mais alto do que o previsto pela média da altura dos pais. Isso é algo normal e, provavelmente, é resultado de uma série de fatores que ajudam uma pessoa a atingir o máximo de potencial de estatura.