Como saber se você está crescendo?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

Primeiro, você pode notar que os seus pés e as suas mãos estão ficando maiores. Depois, os ossos de seus braços e suas pernas crescem e você fica mais alta. Você pode ganhar um pouco de peso para corresponder à aceleração do crescimento dos seus ossos.

Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

Uma outra forma de saber a altura que a criança terá na vida adulta, é multiplicar por 2 a altura que ela tem aos 2 anos de idade. Por exemplo, se tiver 86 cm aos 2 anos, deve ter 1,72 cm aos 21 anos, que é quando a pessoa deixa de crescer.

A pessoa cresce, em geral, até fechar a cartilagem do osso, o que acontece por volta dos 18 anos. Mas, há variações, em função principalmente, do começo precoce ou tardio da puberdade. Depois que as cartilagens dos ossos longos se fecham, não há mais chances de crescer.

Não. Ou quase não. O crescimento natural acaba no máximo até os 18 anos e não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente. A culpa é das placas epifisárias: cartilagens que ficam nas extremidades dos ossos longos, como as pernas e os braços, que têm capacidade de crescimento.

A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é: - Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano. - 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano. - 3 anos - Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).

“Várias alterações podem atrapalhar o crescimento de uma criança. Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica.

Abaixo do percentil 3 e acima do percentil 0,1, é considerada baixa estatura para a idade. Abaixo do percentil 0,1 há uma “muito baixa estatura para a idade”. Esta avaliação deve ser feita pelo pediatra, que saberá comparar a altura da criança à média considerada adequada.

A altura de uma pessoa é resultado da combinação de vários genes herdados dos pais associada à influência do ambiente. Em geral, cada um tem 50% de chance de ter uma altura semelhante à do pai ou da mãe.

Existe sim uma fórmula para estimar a altura das crianças quando crescerem, chama-se altura-alvo. Ela é calculada somando-se a altura do pai a da mãe e dividindo por dois. Entretanto, há uma diferença de 13 centímetros entre a estatura de homens e mulheres.

Praticar atividades físicas; Ter atenção à postura; Manter em dia as idas ao pediatra e, se necessário, ao endocrinologista, ao ortopedista e ao nutricionista pediátricos; Em caso de problemas específicos, fazer o tratamento hormonal com acompanhamento médico.

Com um exame de raio-x da mão e do punho esquerdo é possível avaliar o nível de maturação dos ossos , podendo-se ter noção do potencial que o paciente ainda tem para crescer.

Meninas e meninos podem crescer até os 20 anos. Meninas após menarca (primeira menstruação) tem redução da velocidade de crescimento, sendo está uma marca no crescimento. Enquanto que, os meninos, podem atingir o pico de crescimento entre 14 e 18 anos.

Na população masculina, isso se inicia aos 9 anos e se estende até os 14. Já na feminina, o estirão do crescimento começa mais cedo, aos 8 anos e termina aos 13.