É normal o descolorante arder?

Perguntado por: rmatos . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

Não é necessariamente na primeira aplicação e independe se o produto é de boa ou má qualidade. O risco de causar queimadura é menor, mas existe, sobretudo em horários em que o sol está mais forte - diz a dermatologista.

Irritação na pele
O problema da água oxigenada ou pó descolorante é que tanto um quanto o outro possuem um pH diferente do pH da pele e o contato dessas substâncias acaba causando irritação, algo que pode se tornar bem grave.

Para não arder, é só passar o óleo de coco primeiro e depois descolorir. Não arde nada", explica, complementando com a dica de que óleo de amêndoas oferece o mesmo benefício.

Isso porque os descolorantes são bastante agressivos e abrem as cutículas para penetrarem, de fato, no córtex. Portanto, se você notou feridas no couro cabeludo após descolorir o cabelo, esta matéria é pra você!

Os principais sinais de alergia e irritação são lesões, vermelhidão, coceira, descamação, produção de seborreia e queda de pelo.

Quais são os riscos de descolorir os pelos? O principal risco de descolorir os fios é de o produto causar algum tipo de reação alérgica, como surgimento de vermelhidão, coceira e feridas na pele.

Não existe regra quanto à frequência com que a pessoa deve descolorir os pelos.

45 minutos

O ideal é manter o produto aplicado por até 45 minutos, no máximo, dependendo do tom desejado. Após isso, tome um banho e passe hidratante. Esse é o erro de muitas mulheres! Antes de aplicar um produto tão forte como a água oxigenada no corpo é preciso saber se sua pele consegue tolerá-lo.

Hidrate sua pele
Assim, antes do descolorante, aplique um hidratante específico para seu tipo de pele e aposte nos óleos de amêndoas ou de uva para proteger a região. O hidratante cria uma película extra de proteção, diminuindo os riscos de reações alérgicas, irritação e até queimaduras.

Se não houver reação nem na primeira nem na segunda aplicação, os riscos de irritar a pele são menores. Mas o teste não é 100% seguro, porque a pessoa pode apresentar alergia a qualquer momento. Se isso acontecer, lave com água e sabão neutro, passe um creme à base de hidrocortisona e procure um médico.

Esteja com o cabelo “sujo” na hora da aplicação
Se você pretende clarear o cabelo em casa, saiba que o procedimento de descoloração deve ser feito apenas no cabelo “sujo”. Isso porque, caso o cabelo esteja molhado ou muito limpo, manchas podem acabar surgindo por todo o comprimento após o tempo de ação do descolorante.

A descoloração é um procedimento químico muito agressivo e, por isso, requer cuidados. É preciso hidratar, é verdade, mas não só isso! Além da hidratação é preciso investir em outros tratamentos para manter os fios fortes e nutridos.