Como usar o óleo de rícino para o cabelo crescer?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para estimular o crescimento dos fios, a receita é misturar duas colheres de sopa de óleo de rícino com duas gotas de óleo essencial de alecrim. Massageie bem o couro cabeludo e deixe agir por até duas horas. Após esse período, os fios devem ser muito bem lavados, para remover todo o óleo.

Deixar por algumas horas (no máximo 12) e depois lavar os cabelos normalmente. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Meu cabelo é bom pra crescer, crescer uns 4 ou 5 cm por mês, com o uso desse óleo acho q cresceu 7 centímetro ao todo.

A umectação pode ser feita durante o dia ou à noite. Assim, no primeiro caso, basta aplicar o produto em todo o comprimento dos fios, deixar agir por aproximadamente 30 minutos e lavar normalmente. No caso da umectação noturna, o óleo de rícino deve ser mantido nos fios durante toda a noite e lavados pela manhã.

Como o óleo de rícino faz os fios crescerem mais fortes, ele se transforma em um excelente aliado contra a queda capilar e contra a calvície. Além disso, acelera o processo de crescimento dos fios e os torna mais encorpados.

Sim, você pode ficar com o óleo de rícino no cabelo a noite toda, desde que seja apenas nos fios. Esse tratamento é conhecido como umectação noturna. "Só não é indicado dormir com o produto aplicado ao couro cabeludo", explica a tricologista Dra.

Por ter ação laxante rápida, espera-se que a evacuação aconteça entre uma e três horas após a ingestão do óleo de rícino. Apesar disso, a ingestão em altas doses pode causar efeitos colaterais como cólica abdominal, náusea, vômito e diarreia, de acordo com estudos.

Experts explicam: “O óleo de rícino é um hidratante natural para o cabelo. Ele é um glicerol com um ácido graxo de cadeia longa, e os ácidos graxos são muito bons para nutrir os folículos capilares”, explica a dermatologista Tiffany L.

Não, o uso excessivo do óleo de rícino pode favorecer a oleosidade excessiva dos fios. Por isso, utilize o óleo de rícino puro uma vez na semana, no caso dos cabelos ressecados ele pode ser utilizado duas vezes na semana.

Óleo de rícino

Óleo de rícino (mamona)
O óleo ameniza o problema, acelera o crescimento, faz o cabelo crescer mais forte e mais espesso. Ele também é hidratante e, por isso, apropriado para cabelos ressecados e pontas duplas.

Devido à consistência mais densa e viscosa do extrato de rícino, o ideal é misturá-lo com outro produto (como óleo de coco) para que seja mais fácil removê-lo. A aplicação deve ser realizada com os cabelos secos, que podem estar sujos ou limpos.

O óleo de rícino é um poderoso ativo para o crescimento dos fios. Por isso, no lugar da vitamina A, você pode aplicá-lo no couro cabeludo. Ao adicioná-lo à máscara de hidratação, ele confere mais emoliência aos fios.