Pode dormir com trança no cabelo?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Segundo especialistas, a combinação do vai e vem durante o sono e os prendedores de cabelo apertados podem acabar causando fissuras e, consequentemente, mais quebra nos fios.

A resposta é simples: sim, dormir com os cabelos presos faz mal. Prender os fios bem apertados contribui para a quebra dos fios. Por isso, a melhor maneira é dormir com os fios soltos.

Segundo ela, dormir com o penteado ajuda a ter ondas perfeitas, mas quando feito em excesso ou com muita força, exerce pressão nos fios, podendo contribuir para a queda.

Durma com touca de cetim
O atrito é, talvez, um dos maiores “vilões” quando se quer tranças mais duradouras. Use sempre touca ou fronha de cetim para proteger os fios na hora de dormir.

Mesmo que a trança ainda esteja ótima, existe um tempo limite para ela ficar na cabeça. O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar.

Usar trança no cabelo ajuda os fios a crescerem mais rápido. MITO. Nem trança, nem rabo de cavalo, nenhum penteado faz com que o cabelo cresça mais rápido.

Dormir com tranças é seguro para o cabelo? Sim, mas você pode danificar o cabelo se as tranças forem apertadas demais. Quando você trança o cabelo com muita tensão, faz pressão no couro cabeludo, o que pode levar a queda de cabelo.

Utilize acessórios macios, sem apertar
Enquanto você dorme, a movimentação dos cabelos com o tecido do travesseiro e lençóis é intensa, por isso, além de utilizar a já mencionada touca de cetim, também vale apostar na fronha do mesmo material para suavizar o impacto e não deixar os fios ainda mais vulneráveis.

As box braids ajudam o cabelo a crescer
As tranças box braids auxiliam e muito no crescimento dos fios.

Como fazer: Você pode cortar uma meia calça fina na parte da cintura ou usar uma touca pronta de algodão. Após pentear os cabelos, enrole os fios no alto e contorne por toda a cabeça. Segure tudo com as mãos e cubra com a touca. Use grampos pequenos para prender a touca nas laterais do cabelo.

Aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem está vivendo a transição capilar, as tranças são o refúgio perfeito para quem deseja uma mudança de visual. Elas modernizam o nosso look, nos trazendo força, autoconfiança, e isso sem falar da deliciosa sensação de acordar todo dia com o cabelo pronto e lindo.

Portanto, evite lavar os cabelos no período da noite e tire o excesso de água após o banho com uma toalha de algodão própria para os cabelos (não use-a em outras partes do corpo). Lembre-se de secar com delicadeza, sem esfregar a toalha e friccionar as madeixas.

Depois de passar um tempo com as tranças no cabelo, é comum que ele fique ressecado, já que não recebe nenhum tipo de tratamento além do shampoo. O couro cabeludo também requer cuidados no primeiro momento, porque é uma área bastante vascularizada e precisa de produtos que proporcionem oxigenação.

A trança espinha de peixe costuma ser a que dura mais tempo, além de uma ótima opção para deixar o visual mais estiloso.

Depende da quantidade de cabelo, da espessura das tranças, enfim. Mas a média é de seis a sete horas. E eu te garanto que mesmo passando o dia inteiro sentada fazendo, valeu a pena.

A trança dupla, apelidada de "stacked braid", é uma das que está fazendo mais sucesso no momento. Ela conta com um efeito de trança volumosa com uma outra mais fina ao centro, como se fossem tranças "empilhadas" uma na outra.