O que retarda o crescimento?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

“Várias alterações podem atrapalhar o crescimento de uma criança. Distúrbios metabólicos, alterações hormonais, desnutrição, atividades físicas inadequadas, lesões das cartilagens de crescimento pós trauma ou infecções são algumas delas”, explica.

Retardo no crescimento intrauterino. O retardo no crescimento intrauterino se dá por diversas razões, como uso de drogas lícitas e ilícitas na gestação, desnutrição materna, infecções, entre outros.

São muitas as variáveis que interferem na altura da criança. Entre elas, restrições no crescimento durante a gravidez, doenças crônicas e raras, uso de medicamentos, sono, prática de exercícios e saúde emocional.

Causas de baixa estatura
Doenças que acomentem um ou diversos sistemas como: renal, digestivo, hepático, cardíaco ou pulmonar. Condições que levem à desnutrição como: falta de nutrientes ou síndromes disabsortivas. Situações de estresse na criança podem prejudicar o crescimento.

Obesidade, hábitos alimentares pouco saudáveis, estilo de vida sedentário e má saúde do coração durante a infância e adolescência podem aumentar o risco de problemas de saúde mais tarde na vida.

A média de velocidade de crescimento de acordo com a idade da criança é: - Nascimento – 1 ano de idade = 25 centímetros por ano. - 1 ano- 3 anos de idade = 12,5 centímetros por ano. - 3 anos - Puberdade = 5 a 7 centímetros por ano (meninas = 8 a 10 centímetros ao ano; meninos = 10 a 12 centímetros ao ano).

A idade óssea é considerada atrasada quando há uma diferença de 1,5 a 2 anos em relação à idade cronológica. Em uma criança saudável, isso indica que ela apresentará o início da puberdade mais tarde, portanto, também o estirão puberal (a fase de maior crescimento) e terminará o seu crescimento numa idade mais avançada.

Velocidade de crescimento
Há uma variação de idade de início e velocidade das mudanças no corpo. Nas meninas, ocorre no início da puberdade, entre 8 e 13 anos, e nos meninos na fase intermediária, entre 9 e 14 anos.

Deficiência hormonal – o hormônio do crescimento (GH) é produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro, e possui papel importante no crescimento. Sua deficiência reduz a taxa de crescimento, que pode resultar em baixa estatura.

Alguns pontos podem contribuir para o atraso no crescimento:

  • Presença de leite de vaca com achocolatado e adição de açúcar.
  • Consumo de verduras e hortaliças inferior ao recomendado.
  • Ingestão de carne acima do permitido.
  • Ausência de peixe.
  • Textura dos alimentos transformados em sopa, sem incentivar o hábito da mastigação.

Geralmente, definem homens abaixo de 1,40 metros e mulheres com menos de 1,35 metros.

Faça exercícios por 30 minutos diários para deixar os ossos e os músculos saudáveis. Você já deve saber que se exercitar todos os dias ajuda a manter o organismo saudável, mas a atividade física também pode ajudá-lo a crescer mais. Ela forma ossos e músculos mais fortes, que podem aumentar a estatura.

São várias as causas de um crescimento deficiente, como desnutrição, erros alimentares, e qualquer doença crônica tem potencial para prejudicar o crescimento normal, incluindo as síndromes genéticas (como nas síndromes de Turner e de Noonan), crianças que nascem muito pequenas e não recuperam seu canal de crescimento ...

Os exercícios 'isométricos', com muita carga e pouco movimento, como levantar pesos ou halteres, podem prejudicar o desenvolvimento muscular e ósseo, assim como provocar traumatismos tendíneos. Recomenda-se musculação somente após o término do crescimento e sempre sob supervisão técnica.

Na população masculina, isso se inicia aos 9 anos e se estende até os 14. Já na feminina, o estirão do crescimento começa mais cedo, aos 8 anos e termina aos 13.

Veja como fazer.

  1. Somar a altura da mãe e altura do pai em centímetros.
  2. Adicionar 13 centímetros para meninos ou subtrair 13 centímetros para meninas.
  3. Dividir por dois.