Como saber se a dengue vai piorar?

Perguntado por: uaraujo5 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Porém, é preciso ficar atento ao aparecimento dos sinais de alarme, como vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão. “São sinais de alerta que podem evoluir para a necessidade de hospitalização, e o paciente corre perigo de óbito”, enfatiza Fabiano.

A segunda fase, chamada de crítica, surge de 4 a 7 dias depois do primeiro sintoma, que é durante o período de defervescência.

Os sinais de alarme incluem dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, boca e gengivas, sonolência, agitação e confusão mental (principalmente em crianças), sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, dificuldade respiratória e perda de ...

A fase crítica tem início com o declínio da febre (período de defervescência), entre o 3° e o 7° dia do início de sintomas. Os sinais de alarme, quando presentes, ocorrem nessa fase. A maioria deles é resultante do aumento da permeabilidade capilar.

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

Pacientes com plaquetopenia <20.000/mm3, sem repercussão clínica, devem ser internados e reavaliados clínica e laboratorialmente a cada 12 horas. Adultos: 1. Calcular o volume de líquidos em 80ml/kg/dia, sendo um terço na forma de solução salina ou ringer lactato e dois com solução glicosada a 5%.

febre alta (maior que 38°C), que geralmente surge de forma abrupta e pode durar de dois a sete dias. Na dengue grave, após o terceiro dia de infecção, quando a febre começa a ceder, surgem novos sintomas: Manchas vermelhas na pele. Sangramentos nas gengivas e no nariz.

A orientação para quem foi diagnosticado com a infecção é repousar, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria, pois alguns deles podem tornar o quadro ainda mais perigoso.

Como é o tratamento para dengue?

  1. Repouso enquanto durar a febre;
  2. Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.) ou venosa, se for necessária;
  3. Uso de paracetamol ou dipirona para alívio da dor e da febre;
  4. Não utilizar ácido acetilsalicílico.

Esses sintomas aparecem entre três a sete dias após a picada do mosquito.

A diferença é que quando a febre diminui, por volta do terceiro ou quarto dia surgem hemorragias por causa de sangramentos de vasos na pele e em órgãos internos. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Deve-se evitar anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e aspirina, já que eles afinam o sangue e aumentam o risco de hemorragias. O Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina tetravalente contra a dengue, que deve ser capaz de proteger contra os quatro subtipos da doença.

Fraqueza, desidratação e dores nas costas, fundo dos olhos e nas articulações. Febre alta, calafrios, enjoos, diarreia, falta de apetite e dores no abdome.