Quem está com dengue fica com a boca amarga?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 13 de julho de 2023
3.9 / 5 14 votos

Tive dengue e tive todos os sintomas que são: febre, dores nas juntas, vermelhidão no corpo, boca amarga e dor de cabeça.

Na boca um gosto amargo de quem está com problema de fígado.

aumente a hidratação em casos de resfriados e outras doenças respiratórias para ajudar a eliminar as secreções dessas infecções; beba limonada ou chupe um picolé de limão se estiver grávida e com a boca amarga — o sintoma tende a desaparecer em alguns dias, sem complicações.

Sua versão mais radical e perigosa, a dengue hemorrágica, pode provocar sangramentos na boca, gengivas e nariz, dificuldade de respiração, fortes dores abdominais, confusão mental, boca seca e sede constante.

Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.

Alguns medicamentos específicos, como diuréticos, antidepressivos, antibióticos e suplementos vitamínicos que contêm ferro, zinco e cobre, podem causar um gosto amargo na boca como efeito colateral. Além disso, hábitos como jejum prolongado e consumo de cigarro também estão associados à queixa.

O gosto amargo na boca pode ter várias causas, que variam desde problemas mais simples, como má higiene bucal ou uso de alguns medicamentos, até problemas mais sérios, como infecção por fungos ou refluxo, por exemplo.

O sétimo dia da dengue é considerado um ponto-chave para a avaliação do comportamento da doença em cada pessoa, já que é nesta fase que acontecem as modificações para a evolução da doença. Isso significa que a partir daí ou o paciente melhora ou ocorre um agravamento do quadro de saúde.

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.