Quanto tempo demora o processo de suspensão da CNH?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Nas hipóteses de suspensão imediata, os prazos variam. A suspensão por infração autossuspensiva pode durar de 2 a 8 meses e, em caso de reincidência no período de 12 meses, 8 a 18 meses. No entanto, saiba que há infrações autossuspensivas que têm prazo de suspensão determinado no próprio dispositivo infracional.

em caso de multa autossuspensiva: de 2 a 8 meses, exceto para as infrações com prazo definido pelo próprio CTB (como dirigir sob a influência de álcool) e, no caso de reincidência no período de 12 meses, de 8 a 18 meses.

Para confirmar essa possível suspeita, há como saber se a CNH está suspensa de uma outra maneira. Basta entrar no site do Detran de seu estado e procurar a seção onde é possível consultar a situação da sua CNH. Entre com seus dados e veja o que o sistema acusa.

Se você ultrapassar o limite de pontos no prazo de 12 meses, terá a CNH suspensa por pelo menos 6 meses até 1 ano. Se você voltar a atingir o limite de pontos no mesmo período de 12 meses, caso em que ocorre reincidência, a suspensão será de 8 meses a 2 anos. Nas hipóteses de suspensão imediata, os prazos variam.

Veja o passo a passo para recuperar a CNH Suspensa

  1. Passo 1 – Entregar a CNH. Conforme a legislação em vigor, depois de notificado, o condutor não é mais obrigado a entregar o documento para começar a contar o tempo da CNH suspensa. ...
  2. Passo 2 – Ficar sem dirigir. ...
  3. Passo 3 – Curso de reciclagem.

Se você não recebeu nenhuma carta ou notificação, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se o seu endereço está atualizado na Ciretran ou no Detran. Se estiver atualizado, você deve verificar junto ao Detran se o prazo para recurso ainda está aberto.

Na verdade, a penalidade cobrada está relacionada ao valor das infrações cometidas, bem como o valor do curso de reciclagem, que pode variar de acordo com cada instituição (CFC/autoescola). Em média, a taxa custa de R$200 a R$400. Porém, ao realizar as aulas no próprio Detran, o condutor não terá que pagar nada.

Se o motorista for pego dirigindo mesmo após a suspensão da habilitação, pode ficar detido de seis meses a um ano. Além disso, paga multa e tem a licença cassada.

Quando a notificação de suspensão for realizada, já é possível fazer a apresentação à defesa prévia. De forma geral, a defesa prévia é a primeira etapa desse processo, em seguida é necessário entrar com recurso em 1ª e 2ª instância. Essa é a maneira de conseguir reverter a suspensão do direito de dirigir.

A defesa deve ser endereçada à Defesa Detran, ter a qualificação do infrator (nome, RG, CPF, endereço, telefone e n.º de registro da CNH ou PGU), exposição dos fatos, fundamentação legal do pedido, documentos que comprovem a alegação, data e assinatura do requerente ou representante legal.

Na primeira, o tempo médio até o trânsito em julgado é de 1 ano e 7 meses. A demora maior está na etapa seguinte, que consiste no cumprimento da sentença. Quem tem causa ganha leva cerca de 4 anos e 7 meses para receber o dinheiro que é seu por direito.