Como saber o pis?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Você também consegue consultar o seu número PIS junto à Previdência Social através do número 135. O atendimento é realizado de segunda a sábado das 7h às 22h.

Como descobrir o número do PIS de forma simples? A forma mais simples de ter acesso ao número do PIS é consultar a carteira de trabalho física — onde o documento estará anotado —, no extrato de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e no Cartão Cidadão.

Maneiras de consultar o PIS:

  1. pela internet, no site do Ministério do Trabalho e Previdência.
  2. pelo CPF, no portal Meu INSS.
  3. pelo Telefone 0800-726-0207 (Atendimento Caixa ao Cidadão)
  4. pela Carteira de Trabalho (só o número)

Basta abrir sua CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), a famosa azulzinha, para ver o número logo abaixo do PIS/PASEP e acima da sua assinatura e foto 3×4. Lembrando que a carteira de trabalho impressa deixou de ser emitida em 2019, sendo substituída definitivamente pela versão digital.

Com o CPF em mãos, siga o passo a passo.

  1. Acesse o site “Meu INSS”.
  2. Clique em “Entrar”.
  3. Caso você não tenha cadastro, a plataforma vai pedir para você fazer um. ...
  4. Depois de se cadastrar, digite o número do seu CPF e a senha.
  5. Faça o login.
  6. Altere a senha se achar melhor.
  7. Pronto, está tudo pronto para consultar o PIS online.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

Na prática não há diferença entre PIS e NIS, são nomenclaturas diferentes para o mesmo número, usualmente chamamos de PIS uma inscrição que possui vínculo empregatício.

Ou seja, nesse caso, mesmo quem não trabalhou com carteira assinada possui um NIS, independentemente de ter ou não um vínculo empregatício, desde que faça parte do CadÚnico. O número do NIT, do NIS, do PIS ou do PASEP é idêntico, mesmo que seja cadastrado por entidades diferentes.

Tem direito ao benefício os trabalhadores com inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021. Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

11 dígitos

Todo empregado com carteira assinada é automaticamente cadastrado no PIS e recebe um número de 11 dígitos que identifica seu registro. Da mesma maneira que o FGTS, o calendário anual de pagamento do PIS é ordenado pelo mês de nascimento dos trabalhadores.

Atualmente, a forma mais comum de cadastrar o número PIS pela primeira vez ocorre por meio da criação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Vale ressaltar que a emissão de carteiras de trabalho atualmente é feita digitalmente, mas a física não foi totalmente invalidada.

Comprovante do PIS pelo aplicativo do celular

  1. Baixe o app Caixa Trabalhador;
  2. Clique na opção “Acessar”; ...
  3. Coloque seu CPF e a senha cadastrados; ...
  4. Na tela inicial clique em “MEU NIS”; ...
  5. Logo em seguida você verá todos os dados; ...
  6. Para baixar o comprovante clique em Salvar.

É possível descobrir o número do NIS pelo CPF nas consultas do extrato FGTS ou pelo cadastro junto ao Meu INSS ou Cadastro Único.

Para realizar a atualização do cadastro é preciso levar documento de identificação como RG ou carteira de motorista, além da Carteira de Trabalho. Se você ainda possui dúvidas, pode entrar em contato com telefone da Caixa PIS, através do número 0800-7260207.

Se você não encontrou o número do PIS na carteira de trabalho antiga, mas precisa conferir o benefício, pode usar o CPF. Para isso, basta acessar o site Meu INSS e seguir os passos: Acesse o portal Meu INSS. Clique em “Entrar com gov.br”.

Portanto, ao tratar do ano-base, quem recebeu mais de 2 salários mínimos, quem não tiver trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias e estiver inscrito há menos de 5 anos no programa, não receberá o abono salarial.