Como responder a uma crítica negativa?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Como responder um feedback negativo corretamente? Passo a passo

  1. Mantenha a calma. Ao receber avaliações negativas, a primeira reação pode ser negativa. ...
  2. Analise a crítica. ...
  3. Dê uma explicação. ...
  4. Peça desculpas pelo transtorno. ...
  5. Ofereça uma solução. ...
  6. Agradeça ao cliente pelo comentário feito.

Mantenha a calma e respire fundo quando confrontado com a crítica. Observe como se sente e o que a outra pessoa está comunicando para refletir melhor sobre o que está sendo dito e como responder ao julgamento. Espere que ela termine de falar e não se apresse para dar suas versões do ocorrido.

Para responder feedbacks de clientes é preciso seguir algumas boas práticas, sendo elas: chame-o pelo nome, agradeça o comentário, seja breve na resposta, seja cordial, incentive uma ação, ofereça atendimento adequado em caso de problemas com o produto ou serviço e personalize suas respostas para cada ocasião: elogios, ...

“Adoramos saber que está satisfeito com nosso produto/serviço! Obrigado pelo feedback!” “Obrigado pela preferência e confiança! Muito bom saber que temos você como parte da nossa empresa.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

Confira 4 dicas para responder e-mails rudes:

  1. Não os responda diretamente. É lógico que é digno de ficar bravo e chateado quando você recebe uma mensagem rude. ...
  2. Seja prestativo e educado. ...
  3. Peça uma terceira opinião. ...
  4. Uma vez respondido, bola para frente.

Resista à tentação de revidar, seja pessoalmente ou pela internet. Não responda comentários maldosos com mais agressividade. Evite falar mal da pessoa depois. Na hora você pode até se sentir aliviado, mas isso também não resolverá o problema.

O que você tem a ganhar aprendendo a lidar com pessoas difíceis?

  1. Mantenha a calma. Quando alguém adota uma postura mais agressiva no trabalho, o ideal é evitar ir pelo mesmo caminho. ...
  2. Demonstre sua insatisfação com clareza. ...
  3. Escute a pessoa (na medida do possível) ...
  4. Seja um exemplo positivo. ...
  5. Utilize a equipe a seu favor.

Aprenda a agradecer
Se você quer lidar com a critica de forma receptiva a primeira coisa a se fazer é agradecer quando alguém está tentando te ajudar. Demonstre compreensão com o que foi dito pela pessoa e agradeça para que ela entenda que pode lhe ajudar sempre que sentir que é necessário.

6 Passos para Resolver um Problema de um Cliente

  1. Ouça o cliente e analise a situação. ...
  2. Assuma a responsabilidade pelo problema. ...
  3. Transmita segurança para o cliente descrevendo a solução. ...
  4. Cumpra o que prometer. ...
  5. Realize o acompanhamento em tempo razoável. ...
  6. Faça da solução de problemas uma responsabilidade de toda a empresa.

Como responder um cliente insatisfeito?

  1. “Eu entendo o seu problema e não irá se repetir”;
  2. “Lamentamos sua experiência ruim no nosso estabelecimento. ...
  3. “Entendemos a sua infelicidade e estamos trabalhando o mais rápido possível para resolver”;
  4. “Nos importamos com seu ponto de vista e vamos resolver seu problema.

· Não estenda uma discussão - escute firme o cliente, tenha bons ouvidos. Não rebata com textos, posts e afins que deem margem para ofensas e desrespeito. Não entre no jogo do estresse e do “quem sabe mais”. · Mantenha-se sereno - Mesmo que você e seu cliente não estejam se vendo, aja como se estivesse na frente dele.

Veja algumas dicas para tornar sua resposta excelente:

  1. Leia a pergunta atentamente. O que, especificamente, está sendo perguntado? ...
  2. Forneça contexto para links. ...
  3. Tem o mesmo problema? ...
  4. Escreva da forma mais correta possível. ...
  5. Devolva a boa ação. ...
  6. Responda a boas perguntas. ...
  7. Responda sempre com educação e divirta-se.
  1. Abra uma conversa.
  2. Toque em Anexar > Respostas rápidas.
  3. Selecione a resposta rápida desejada. O campo de texto será preenchido automaticamente.
  4. Você pode editar a mensagem ou apenas tocar em Enviar .

Explique sua reação
Explicar como você se sente gera sempre uma resposta mais positiva. Você pode dizer algo como “Sei que não era essa a sua intenção, mas o que você disse me deixou mal” ou “Eu não sei entendi bem o que você disse”. Não se trata de “evitar” o problema, diz Czopp.