Como preencher uma nota promissória?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Como preencher uma nota promissória?

  1. Coloque o número da nota: se o pagamento for a vista basta escrever "01/01";
  2. Ponha a data de vencimento estabelecida;
  3. Escreva o valor a ser pago;
  4. Adicione o nome do credor;
  5. Preencha nome e CPF do emitente;
  6. Coloque o endereço do emitente;
  7. Assine o documento.

A nota promissória possui uma data de vencimento (quando deve ser paga). Caso ela esteja em branco, será pagável à vista. Assim como em um cheque, a nota promissória possui um campo para o valor e um campo no qual esse mesmo valor é escrito por extenso.

Quem emite o CT-e. Sua participação deverá ser sempre informada.

O Avalista é a pessoa que dará um aval na nota promissória, ou seja, é a pessoa que se compromete a pagar o valor da nota caso o devedor (emitente) não pague. Podendo ser até 2 avalistas. Funciona como uma espécie de fiador e não é obrigatório para emissão de uma nota promissória.

Se preferir e achar mais seguro, você pode reconhecer firma das assinaturas da nota promissória em cartório, mas isso não é necessário. Apenas o documento preenchido com todas as informações é suficiente para ter legalidade para a justiça. Para que o protesto da nota seja possível, o credor deve ficar com o documento.

54 , do Decreto nº 2.044 /1908, a nota promissória é promessa de pagamento e deve conter requisitos essenciais. Ocorrendo a cobrança com a juntada de nota promissória rasurada, sem indicação do nome à pessoa que deve ser paga e com preenchimento incompleto, é invalida a cártula.

Segundo o ordenamento jurídico é nula a nota promissória que apresente divergência na data de vencimento. Sendo nula a nota promissória deve ser mantida a sentença que acolheu os embargos e extinguiu a execução.

I - A época do pagamento:
A data para pagamento da Nota Promissória não é requisito essencial e, na sua falta, seu vencimento será considerado à vista. A previsão legal está no art. 76, alínea 2, da Lei Uniforme. Desta forma, a falta da indicação de data para pagamento não implicará na invalidade do título.

A nota promissória pró-soluto significa que ela não pode ser desfeita caso a dívida não seja paga. Nesse caso, o credor pode ir à justiça para reaver o valor. Vamos usar um exemplo para ficar mais fácil de entender: uma distribuidora vendeu 1000 cadernos a uma papelaria que só conseguiu pagar por 500 cadernos.

Notas promissórias só podem ser anuladas se o devedor provar a inexistência da dívida que originou a emissão do título.

Essa categoria — bem como o transporte, seguro e custos operacionais — fica a cargo do fornecedor e/ou remetente da mercadoria. Ou seja, quem paga é o emitente.