Como preencher o LinkedIn para quem nunca trabalhou?

Perguntado por: ngouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Preencha as informações de cargo, local, início e tipo de contrato; Em “Selecione quem pode ver que você está procurando emprego” há a opção para adicionar um selo na foto de perfil para indicar que está aberto para oportunidades.

Se quiser colocar uma nova posição corrente, a minha sugestão preferida é a seguinte: coloque em TÍTULO o cargo que você pretende e em NOME DA EMPRESA a expressão "Em busca de novas oportunidades", "Em busca de recolocação" ou algo parecido. Não coloque a palavra "Desempregado".

Coloque palavras-chave relacionadas ao cargo que você está e/ou procura, área e técnicas relacionadas à rotina de trabalho. Atenção: evite expressões como “em busca de recolocação”, “em busca de oportunidades”, “procuro emprego” ou outras expressões.

No sobre do LinkedIn, você deve incluir informações de apresentação e alguns parágrafos adicionais que destacam seus pontos fortes e projetos que já participou. Se você está no meio de uma transição de carreira, também deve adicionar esses tópicos no sobre, ressaltando seus objetivos e planos para o futuro.

Mesmo sem experiência, você pode propor desenvolver atividades simples e ir ganhando bagagem, além de envolver-se em novos projetos, em escolas, ONGs, na sua comunidade. Isso também fará você conhecer novas pessoas, evoluir seu networking e assim aumentar suas chances de ser indicada em futuros processos seletivos.

Como falar que está desempregado há anos em uma entrevista?

  1. Foi demitido? Fale que realizou uma autoanálise. ...
  2. Mostre que está preparado para novos desafios. ...
  3. Fale sobre como aproveitou esse período fora do mercado.

É aí que entra o perfil profissional. Também conhecido como resumo, resumo de qualificações, competências, perfil e síntese de qualificações, ele vai logo no início do currículo, abaixo do campo "objetivo", e tem a função de mostrar as principais competências e habilidades do candidato.

Como fazer o currículo para o primeiro emprego?

  1. Comece pelo cabeçalho com seus dados de contato;
  2. Escreva sobre a sua educação;
  3. Mencione a sua experiência em estágio ou voluntariado;
  4. Liste suas habilidades e competências;
  5. Inclua informações complementares;
  6. Faça um objetivo profissional do currículo.

Exemplos práticos

  • Profissão;
  • Principal adjetivo de soft skill;
  • Seu tempo de experiência ou se busca a sua primeira oportunidade;
  • Atuação mais expressiva da sua carreira;
  • Alguma conquista na área ou até mesmo curso, idioma ou ação voluntária;
  • Como a sua contratação irá trazer benefícios para a empresa.

Veja como escrever um perfil breve para o seu site ou marca:

  1. Apresente-se.
  2. Informe o nome da sua empresa ou marca.
  3. Descreva seu cargo.
  4. Inclua realizações profissionais.
  5. Aborde suas paixões e valores.
  6. Mencione seus interesses pessoais.

Para começar, tente descrever sua área de atuação ou o que gostaria de fazer. Ao invés de colocar "desempregado(a)", procure usar termos como "profissional em busca de oportunidades", "em transição de carreira", "prestador(a) de serviços", ou "consultor(a) na área de [sua especialidade]".

Se o seu objetivo é montar um currículo pela primeira vez sem nenhuma experiência profissional, a dica para esta etapa é focar em estágios que você tenha aplicado durante a faculdade ou mesmo projetos relacionados. Lembre-se de ser verdadeiro na montagem do currículo, mesmo quando você não tem experiência.

Desempregado há muito tempo? Veja o que fazer

  1. Procurar emprego.
  2. Abrir-se para novos jobs.
  3. Trabalho voluntário.
  4. Cursos, cursos e cursos.
  5. Cuidar da saúde.