O que Elon Musk pensa sobre inteligência artificial?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

"Acho que há um perigo significativo em treinar uma IA para ser politicamente correta ou, em outras palavras, treiná-la para não dizer o que ela realmente acha que é verdade", afirmou Musk na apresentação da empresa no chat do Twitter Spaces, rede social da qual ele também é proprietário desde outubro do ano passado.

TruthGPT

Ele descreveu o TruthGPT como uma IA máxima em busca da verdade, uma tecnologia que tem como objetivo principal compreender o universo em toda a sua complexidade.

"A IA dominará o mundo? Não, isso é uma projeção da natureza humana nas máquinas", disse ele. Seria um grande erro manter a pesquisa de IA "fechada a sete chaves", diz ele. As pessoas que temem que a IA possa representar um risco para os humanos o fazem porque não conseguem imaginar como ela pode ser segura, diz LeCun.

A pesquisa identificou, ainda, que três em cada cinco pessoas (61%) não têm certeza ou tendem a não confiar na Inteligência Artificial e a maioria (55%) se sente confortável com o uso da IA no trabalho para automatizar tarefas na tomada de decisões gerenciais.

5 coisas que a Inteligência Artificial não consegue fazer

  1. Ter empatia. Leia também. ...
  2. Liderar. Sem dúvida, a IA não consegue liderar e gerenciar grupos humanos. ...
  3. Gerar ações e conhecimento de forma espontânea. ...
  4. Ser criativa. ...
  5. Ter consciência ética.

Com 1,6 trilhão de parâmetros, o Switch Transformer é quase seis vezes maior que o modelo da OpenAI. Resta saber se é mais poderoso. O GPT-3, da OpenAI é, sem dúvida, o mais famoso modelo de Deep Learning criado nos últimos anos. E uma das coisas que mais impressiona nele é o seu tamanho: 175 bilhões de parâmetro.

Para o cientista Geoffrey Hinton, o chamado “padrinho das IA”, uma inteligência artificial como o ChatGPT já é 1.000 vezes mais inteligente do que um ser humano comum.

A confiança excessiva em sistemas de IA pode levar à perda de criatividade, habilidades de pensamento crítico e intuição humana. Encontrar um equilíbrio entre a tomada de decisão assistida por IA e a entrada humana é vital para preservar nossas habilidades cognitivas.

A fiscalização e a regulação dos sistemas de inteligência artificial será responsabilidade de uma autoridade competente a ser indicada pelo Poder Executivo, de acordo com o PL 2.338/2023.

Além disso, o uso contínuo da Inteligência Artificial pode gerar isolamento social e consequentemente problemas físicos e mentais; para operar e manter o funcionamento de algumas máquinas e sistemas é necessário pessoas especializadas; a produção e manutenção de máquinas com Inteligência Artificial demandam alto custo ...

A Inteligência Artificial pode ser usada para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ajudando a detectar doenças mais cedo, desenvolvendo terapias personalizadas e melhorando o acesso aos serviços de saúde.

No artigo, são explorados os quatro principais tipos de inteligência artificial na indústria: aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional e robótica inteligente.

Uma vez que você está diante de uma máquina ou um ser humano e você não consegue diferenciar quem é quem, isso quer dizer que as máquinas podem pensar sim. Pois ela está se comportando da mesma maneira que um ser humano.

Vulnerabilidade a Ataques Cibernéticos
Além disso, a IA também pode ser vulnerável a ataques cibernéticos. Como a inteligência artificial baseia-se em algoritmos e sistemas complexos, eles também podem ser alvo de hackers que buscam manipular ou explorar esses sistemas para obter vantagens indevidas.

Os principais tipos de inteligência artificial são: Inteligência Artificial Limita (ANI), que é programada para armazenar grande volume de dados; Inteligência artificial geral (AGI), como machine learning e a capacidade de aprender e a reagir estímulos como um humano; e Superinteligência (ASI), em desenvolvimento para ...