Quando a inteligência artificial vai dominar o mundo?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Essa pergunta é tão importante que em 2022 um instituto realizou uma pesquisa com mais de 700 cientistas perguntando quando eles achavam que a inteligência artificial chegaria ao nível humano. As opiniões variaram bastante, mas a média das respostas apontava para 2059.

Grande parte da sociedade espera que as empresas e o governo usem a IA como um aumento da inteligência e especialização humana, ou como parceira, para um ou mais humanos trabalhando em direção a uma meta, em vez de usá-la para substituir trabalhadores humanos.

"A IA dominará o mundo? Não, isso é uma projeção da natureza humana nas máquinas", disse ele. Seria um grande erro manter a pesquisa de IA "fechada a sete chaves", diz ele. As pessoas que temem que a IA possa representar um risco para os humanos o fazem porque não conseguem imaginar como ela pode ser segura, diz LeCun.

O GPT-4 é a versão mais avançada do ChatGPT, um dos sistemas de inteligência artificial mais poderosos do mundo, desenvolvido pela empresa OpenAI.

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia revolucionária que tem impactado significativamente diversas áreas da sociedade. Um dos aspectos mais marcantes desse impacto é a democratização de serviços, que permite o acesso e usufruto dos benefícios por uma parcela cada vez maior da população.

Por um lado, a IA pode ter um impacto positivo de facilitar tarefas do cotidiano. Além disso, ferramentas de inteligência artificial podem ser usadas em pesquisas para entender melhor os transtornos mentais e desenvolver tratamentos mais eficazes.

O principal objetivo da Inteligência Artificial é a criação de máquinas que possam emular o comportamento humano e raciocinar de maneira lógica para auxiliar em diferentes aspectos da vida humana.

Embora a inteligência artificial possa ajudar na automação de tarefas rotineiras, ela não é capaz de igualar a criatividade e intuição humana diante dos desafios.

A fiscalização e a regulação dos sistemas de inteligência artificial será responsabilidade de uma autoridade competente a ser indicada pelo Poder Executivo, de acordo com o PL 2.338/2023.

O inconsciente é o maior limite ao avanço das inteligências artificiais com o intuito de se tornarem idênticas a uma mente humana real.

Os críticos da inteligência artificial alertam para a possibilidade de um algoritmo assumir atividades essenciais para uma sociedade, como fornecimento de energia, ou defesa. Além disso, robôs conversacionais e outros aplicativos de IA podem causar milhões de perdas de empregos.