O que colocar na experiência profissional no LinkedIn?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Conte sobre sua trajetória de maneira que destaque seus resultados, aprendizados, principais projetos, conquistas, habilidades diferenciais e interesses, sem esquecer de mencionar o que você fez para atingir seus objetivos. Escreva de forma que reflita sua personalidade.

Como adicionar experiência profissional no LinkedIn

  1. Abra o perfil no LinkedIn;
  2. Selecione o botão “Adicionar seção do perfil”;
  3. Clique em “Adicionar cargo”;
  4. Comece a preencher o formulário com todas as informações profissionais;
  5. Pressione “Salvar”.

As opções incluem: Tempo Integral, Meio Período, Autônomo, Freelance, Temporário, Estágio, Aprendiz, Trainee e Terceirizado. Em seguida, você pode adicionar o nome da empresa. Este é um campo obrigatório e se a empresa já possuir uma LinkedIn Page, o logotipo dela também será exibido aqui.

Os principais itens descritos neste campo são:

  • nome da empresa onde trabalha ou já trabalhou;
  • período que trabalhou na organização (ou ainda está trabalhando);
  • descrição da empresa (breve);
  • último cargo ou função que atuou;
  • descrição das suas atividades na organização.

Sua página pessoal no LinkedIn é diferente de um currículo off-line. No LinkedIn, você pode e deve colocar todas as suas experiências (nome da empresa, resumo de suas atividades, data de início e término), mesmo que tenha mudado radicalmente de segmento ou carreira!

Para gerar impacto, em poucas palavras, conte sobre suas realizações profissionais e projetos relevantes, além das suas habilidades. O objetivo é conseguir capturar a atenção com exemplos de conquistas adquiridas na sua trajetória profissional. Para gerar empatia, acima de tudo, seja você.

Exemplos práticos

  • Profissão;
  • Principal adjetivo de soft skill;
  • Seu tempo de experiência ou se busca a sua primeira oportunidade;
  • Atuação mais expressiva da sua carreira;
  • Alguma conquista na área ou até mesmo curso, idioma ou ação voluntária;
  • Como a sua contratação irá trazer benefícios para a empresa.

Preencha as informações de cargo, local, início e tipo de contrato; Em “Selecione quem pode ver que você está procurando emprego” há a opção para adicionar um selo na foto de perfil para indicar que está aberto para oportunidades.

A seguir, listamos de forma objetiva algumas coisas que você deve evitar ao máximo colocar em seu LinkedIn: – Não tente demonstrar que você sabe fazer tudo. Ninguém é bom em tudo. – Seja autêntico e evite clichês como “perfeccionista demais”, “profissional dinâmico”, “bom em ouvir” e frases do tipo.

Como incluir minhas competências na plataforma?

  1. 1 – Acesse o seu perfil no LinkedIn. ...
  2. 2 – Clique em “Adicionar seção do perfil” ...
  3. 3 – Encontre “Adicionar competência” em “Principal” ...
  4. 4 – Inclua as habilidades e aponte onde você usa tal competência. ...
  5. 5 – Se desejar, faça os testes de competência do próprio LinkedIn.

Você deve colocar nas suas qualificações as suas conquistas na jornada acadêmica e na vida profissional, um ou dois destaques da sua carreira, e como você acredita que pode beneficiar a empresa.

Use o tópico para falar de atividades similares a trabalho, como experiências vividas na faculdade, estágio ou voluntariado, por exemplo. Procure descrever quais foram as suas responsabilidades em cada um delas e o tempo que duraram.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”