Como podemos diagnosticar doenças do sistema digestivo?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A endoscopia e a colonoscopia são exames que caminham juntos quando o assunto é o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. Através deles, os médicos conseguem uma melhor visualização dos órgãos deste sistema tão grande e complexo.

Uma das maneiras mais eficientes de avaliar o aparelho digestivo são os exames endoscópicos. Existem quatro opções: endoscopia, colonoscopia, enteroscopia de duplo balão e enteroscopia por cápsula endoscópica. Cada um realiza um tipo de exame e em locais diferentes do aparelho digestivo.

Gastrite, refluxo e apendicite são doenças comuns do sistema digestivo. Conheça a região que elas afetam, os sintomas e tratamentos para cada uma. Gastrite, refluxo e apendicite são doenças comuns do sistema digestivo.

As doenças digestivas são distúrbios no trato gastrointestinal, formado pelo esôfago (tubo alimentar), estômago, intestino grosso e delgado, fígado, pâncreas e vesícula biliar2. A cada dez adultos no mundo, quatro sofrem de distúrbios gastrointestinais funcionais de gravidade variável.

Gastroscopia. Conhecida popularmente como endoscopia. Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.

Endoscopia é o nome do procedimento não cirúrgico utilizado para examinar o trato digestório de um paciente. O exame tem como objetivo diagnosticar diversas doenças que possam estar atreladas a sintomas de dor no estômago, mudanças intestinais, dificuldade para engolir e entre outros.

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto.

Os exames laboratoriais para intestino são: Coprocultura: exame bacteriológico das fezes para diagnosticar infecções bacterianas; Sangue oculto: exame que avalia se há sangue nas fezes, sintoma que pode ser indicativo de diversas doenças como úlceras, colite, câncer, entre outros.

OBS: No exame do aparelho digestório tem uma inversão na ordem. Primeiramente, será feito a INSPEÇÃO, em seguida a AUSCULTA, depois PERCUSSÃO e, por último, a PALPAÇÃO. Tal ordem ocorre para não haver mudança na ausculta dos ruídos hidroaéreos.

Outros Tratamentos

  • Refluxo gastroesofágico. Trata-se do retorno do conteúdo do estômago, causando dor e inflamação constante da parede do esôfago. ...
  • Megaesôfago. ...
  • Divertículo de Zenker. ...
  • Estenose das vias biliares.

Algumas causas comuns são uma dieta líquida, intoxicação ou intolerância alimentar, estresse, ansiedade ou uso de laxantes. - Dispepsia: É uma sensação de dor ou desconforto na parte superior do abdome; muitas vezes é recorrente.

O intestino delgado é o principal órgão de digestão e absorção dos alimentos e nutrientes e é dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo.

Sendo as enfermidades mais comuns: a síndrome do intestino irritável (SII), a dispepsia funcional e a constipação intestinal.

A digestão acontece por dois tipos de processos: os mecânicos e os químicos. Os processos mecânicos consistem na trituração e redução dos alimentos, transformando-os em partículas menores, através de movimentos. São exemplos a mastigação, a deglutição e os movimentos peristálticos.