Como perder a vergonha de apresentar seminário?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 26 de setembro de 2023
3.9 / 5 16 votos

6 dicas para quem tem vergonha de apresentar trabalhos em sala

  1. Não decore sua fala, entenda. ...
  2. Tente se distrair no dia anterior. ...
  3. Escolha para onde olhar. ...
  4. Faça slides pontuais. ...
  5. Fique com a menor parte. ...
  6. Comece a trabalhar essa questão internamente.

Lembre-se de respirar
Por isso, antes das apresentações, faça algumas técnicas de respiração, pois isso o ajudará a manter-se calmo. Durante a apresentação, não se esqueça de fazer pausas e respirar entre as frases. Esse movimento auxilia na oxigenação do cérebro, fazendo com que as ideias fluam sem prejuízos.

4 dicas para evitar o nervosismo na hora de apresentar trabalhos acadêmicos

  1. Prepara-se para o tema que será apresentado. Prepara-se diante do tema a ser apresentado, assista filmes e vídeos curtos. ...
  2. Planeje uma ordem cronológica dos fatos. ...
  3. Segure uma caneta na hora da apresentação. ...
  4. Mantenha a calma.

Falar devagar ou rápido demais, não saber o que fazer com as mãos, manter sempre a mesma entonação da voz e não olhar para as pessoas são os erros mais frequentes, de acordo com Joyce.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Beba água. A pior parte do nervosismo é quando a adrenalina deixa a boca seca e fica difícil até para falar. Por isso, exatamente cinco minutos antes de subir ao palco, tente beber um terço de uma garrafa d'água.

Melissa ou cidreira: calmante, sedativa e relaxante, a cidreira é uma excelente aliada para acalmar e melhorar o foco ao mesmo tempo.

Dependendo da amplitude do tema e da quantidade de palestrantes, seu seminário pode durar algumas horas ou, até mesmo, dias. Portanto, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio, para que seu evento não seja tão curto e impeça a exploração da temática escolhida, nem muito longo e maçante.

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado. Use os slides apenas como referência para se manter no roteiro, mas evite ficar olhando para os slides e concentre o foco da plateia na sua fala.

As 7 melhores técnicas para começar uma apresentação ou discurso

  1. Citar outra pessoa. ...
  2. Aliás, não tenha medo de utilizar o humor. ...
  3. Conte uma história. ...
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante. ...
  5. Faça uma pergunta retórica. ...
  6. Cite estatísticas notáveis. ...
  7. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.

Para desenvolver a coragem, você precisa, antes de tudo, se conhecer. Saber quais são suas limitações e suas habilidades, além de pensar no que é realmente importante para você, ajuda a criar coragem para assumir posturas diante das situações da vida.

Dedique sua atenção e devote-se, imediatamente, ao seu desejo, que é o oposto do seu medo. Este é o amor que expulsa o medo. Enfrente seus temores, traga-os à luz da razão. Aprenda a sorrir dos seus temores.

Para transformar os medos em desafios, o primeiro passo é fazer um exercício de autoconsciência. É essencial ser sincero consigo mesmo e ser capaz de reconhecer os medos que sentimos. Quando ganhamos essa consciência, nos permitimos conhecer a situação e poderemos agir com as ferramentas necessárias.