Onde foi criado o primeiro cordel?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

O cordel foi originado em Portugal pelos trovadores medievais, que, nos séculos XII e XIII, cantavam poemas, espalhando histórias para a população a qual, em sua grande maioria, não era letrada.

Oriunda de Portugal, a literatura de cordel chegou ao Brasil em fins do século XVIII, ganhando força a partir do século XIX no interior nordestino.

O nome “cordel” faz referência às cordas onde os folhetos ficavam expostos. Seu formato foi inspirado nos cordéis lusitanos, trazidos ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Os folhetos de cordel são expostos em cordas ou barbantes, presos por grampos.

7 cordéis famosos que você precisa conhecer

  • #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos. ...
  • #2. Cordel, de Patativa do Assaré ...
  • #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral. ...
  • #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna. ...
  • #7.

A partir do século XVIII, a literatura de cordel começou a ser declamada por poetas populares que circulavam de feira em feira vendendo seus versos. Ao mesmo tempo, difundiam seus costumes por onde passavam, então, esse tipo de arte se tornou um patrimônio imaterial da cultura brasileira.

HISTÓRIA DA LITERATURA DE CORDEL​
No Brasil, veio com os colonizadores, instalando-se na Bahia, mais precisamente em Salvador, que à época era a capital brasileira. Estudos apontam 1893 como o marco da literatura de cordel, quando o paraibano Leandro Gomes de Barros teria publicado os primeiros versos no país.

O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.

O cordel apresenta características regionais. O cordel apresenta elementos satíricos, o que garante a popularidade dos folhetos. Assim, é um texto com humor e ironia. Trata de fatos do cotidiano nordestino, mas também traz acontecimentos históricos.

Leandro Gomes de Barros

Uma biografia de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), o “pai da literatura de cordel”.

Cordel datado de 1637 na Holanda.

O músico e escritor Edilberto Cipriano de Brito, conhecido por Beto Brito, da cidade de João Pessoa – PB, demorou 900 dias para escrever o maior cordel do Brasil, intitulado ´Bazófias de um cantador pai dégua”. São aproximadamente 271.620 caracteres, 1.400 estrofes sem septilha, 384 páginas e 8.400 rimas.

A literatura de cordel é popularmente conhecida a literatura tradicional da cultura popular brasileira, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, especialmente nos estados do Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba e Ceará.