Quais as principais obras e autores do trovadorismo?

Perguntado por: eaguiar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os principais autores do Trovadorismo são Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, entre outros.

As cantigas do Trovadorismo

  • “Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.
  • Tradução.
  • Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax.
  • Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer'eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.

Quais as obras mais importantes do Trovadorismo?

  1. 1 – Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós. Essa é sem dúvida uma das mais famosas e principais obras do Trovadorismo. ...
  2. 2 – Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax. ...
  3. 3 – Cantiga “A Dom Foam quer'eu gram mal”, de João Garcia de Guilhade.

Trovadorismo foi um movimento poético-musical que se desenvolveu na Europa, no período medieval. Os poemas eram escritos em forma de cantigas líricas ou satíricas. Os trovadores recitavam as cantigas com o acompanhamento de instrumentos musicais.

O Trovadorismo em Portugal marca seu início com a obra “A Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós, escrita no final do século XII. Esse movimento influenciou as novas escolas literárias portuguesas e, posteriormente, a literatura brasileira.

A poesia trovadoresca, portanto, possui uma vertente lírico-amorosa (as cantigas de amor e de amigo) e outra satírica (as cantigas de escárnio e de maldizer). Na primeira, predominam os temas do sofrimento amoroso e da saudade.

Dom Dinis (1261-1325): foi rei de Portugal e importante trovador. O marco inicial do Trovadorismo foi a “Cantiga da Ribeirinha” (conhecida também como “Cantiga da Garvaia”), escrita por Paio Soares de Taveirós, no ano de 1189.

Como principais características do trovadorismo, temos:

  1. Forte relação da música e a poesia. ...
  2. Presença de trovadores, jograis e menestréis. ...
  3. Produção de cantigas líricas e satíricas. ...
  4. Amor cortês e vassalagem amorosa. ...
  5. Produção de textos em prosa. ...
  6. Produção de textos teatrais.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

As cantigas foram cultivadas no gênero lírico e satírico e são organizadas em quatro tipos. No gênero lírico temos as cantigas de amor e as cantigas de amigo, no gênero satírico, as cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

Entre os trovadores galego-português estão Dom Dinis I, João Garcia de Guilhade, João Soares de Paiva, Afonso Sanches e Dom Pedro Afonso. Se você gosta de música antiga, ou seja, medieval, renascentista e barroca, vale muito a pena ouvir essas cantigas.