O que eram as cantigas líricas?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

As cantigas líricas (que se dividem em cantigas de amor e amigo) fazem parte das obras literárias que abordavam temáticas mais amorosas e sentimentais, referentes a algum indivíduo. Primeiramente, as cantigas de amor abordavam uma relação vassala, por meio de um eu-lírico masculino.

As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela.

As cantigas satíricas medievais são as cantigas de escárnio e de maldizer; O texto Cantiga da Ribeirinha inaugurou a literatura portuguesa; Os cancioneiros são coletâneas de textos medievais preservados em Portugal; Dom Dinis e João Garcia de Guilhade são alguns dos principais trovadores portugueses.

Cantigas de amor

  • Cantiga da Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós.
  • Tradução.
  • Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax.
  • Cantiga de escárnio “A Dom Foam quer'eu gram mal” de João Garcia de Guilhade.

Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.

eu lírico é a voz que enuncia o poema. Pode ser mais próximo ou mais distante do autor, mas jamais deve ser confundido com o poeta. Ouça o texto abaixo! O eu lírico é um elemento fundamental da poesia.

"Cantigas de escárnio são aquelas que os trovadores fazem querendo dizer mal d'alguém em elas, e dizem-lho per palavras cobertas que hajam dous entendimentos pera lhe-lo nom erem...

O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.

As cantigas foram a principal manifestação literária do trovadorismo. Produzidas pelos trovadores, elas eram recitadas e acompanhadas de instrumentos musicais. Dessa forma, eram cantados em coro, sobretudo nos ambientes aristocráticos da corte.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

As cantigas poderiam ser de amor, de amigo ou satírica. Dos instrumentos utilizados, os que mais condiziam com as características do trovadorismo eram a lira, a flauta, a viola e a harpa. De uma forma geral, as características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes.

O que é o trovadorismo:
Trovadorismo foi um movimento poético e literário iniciado no século XI, no sul da França, na região da Provença. Nessa época as poesias (chamadas de cantigas) eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde.

Foi um movimento literário e poético. O trovadorismo surgiu na região de Provença, na França, se espalhou por quase todo território Europeu tendo seu declínio no século XI. Quem escrevia as composições eram chamados de trovadores. Quem cantava ou recitava os poemas era chamado de Jogral.