Como parar soluço de bebe?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os soluços geralmente desaparecem por conta própria. Se durar mais de 5 a 10 minutos, alimente-o novamente, pois ele se acalmará. Geralmente não incomoda os bebês. No entanto, você pode fazer algumas coisas para acalmá-lo, como brincar, embalá-lo ou trocar a fralda.

Oferecer um pequeno gole de água ao bebê (nos casos em que o líquido já faz parte da dieta) Deixar a criança em posição inclinada, para estimular que arrote mais um pouquinho. Se o bebê ainda estiver em fase de amamentação, colocá-lo ao peito, pois a sugada estimula o diafragma a voltar à condição normal.

Encher bastante o estômago após se alimentar, engolir uma grande quantidade de leite de uma vez ao mamar e ser acometido por refluxos são algumas das razões que fazem os pequenos soluçar.

Coloque o dedo na boca ou utilize um objeto para tocar a úvula (o “sininho da garganta), a fim de provocar reações de arroto e vômito para aliviar a pressão dentro do estômago; Coce o céu da boca com um cotonete de algodão; Sente-se, erga os joelhos até o peito e incline-se sobre eles, fazendo pressão sobre o tórax.

Mas por que os bebês soluçam? Pelo mesmo motivo que ocorrem nos adultos. O diafragma, músculo que fica embaixo do pulmão, se contrai para a passagem do ar até o pulmão.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

A pediatra salienta que o soluço também pode estar relacionado com frio ou calor. Algumas vezes, o bebê soluça quando está úmido, por causa do xixi, ou com frio, ou qualquer mudança de temperatura. - O soluço não prejudica a saúde do bebê. Em geral, passa sozinho, mas pode acontecer diariamente.

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

Mesmo assim, é importante mantê-lo na posição por 20 minutos pelo menos.

Principais sinais
Se essas regiões do corpo estiverem suando, é um sinal de que ele pode estar com excesso de roupas. Por outro lado, se a nuca ou barriga estiverem geladas ao toque, isso pode indicar um bebê com frio. Portanto, ele precisa ser melhor agasalhado.

Para muitos, a pergunta que fica é: É possível morrer de soluço? O médico Ullyanov Toscano, especialista em cabeça e pescoço, afirma que, na verdade, o soluço é um sintoma e não uma doença. Por isso, algumas enfermidades que o desencadeiam podem ser letais, tendo como exemplos os tumores do trato gastrointestinal.

Esse desconforto é comum em crianças até um ano, e mais frequente ainda, nos três primeiros meses de vida. E se você pensa que o soluço tem a ver com a respiração, não é muito bem assim. Ele, na verdade, é uma contração do músculo.