Como é o corrimento na gravidez?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O corrimento na gravidez tem aspecto bem parecido com o que ocorre fora da gestação. Contudo, o volume da secreção costuma se intensificar, especialmente entre o 2º e 3º trimestre da gravidez.

Às vezes pode ser bastante espesso e mucoso. Isso é normal. Esse aumento da secreção branca durante a gravidez é a maneira do corpo se proteger contra infecções, criando uma barreira adicional entre o feto em crescimento e o mundo exterior. Você notará um aumento no corrimento branco no início da gravidez.

O primeiro sinal da gravidez normalmente é o atraso menstrual, embora você possa apresentar ainda sangramento leve (também conhecido como sangramento de implantação) cerca de sete a nove dias após a ovulação (em geral, muito mais leve que o sangramento normal da menstruação).

Um aspecto importante de ser avaliado, e que o diferencia de outros, é que este corrimento não apresenta odor ruim nem causa desconforto na vagina, como coceira ou ardência. Por fim, o corrimento marrom característico do início da gravidez dura, no máximo, três dias.

3 tipos de corrimentos vaginal e o que dizem sobre a sua saúde

  • 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  • 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  • 3 – Corrimento marrom ou rosado.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Os primeiros sintomas de gravidez podem surgir cerca de 3 semanas após a relação sexual. Em alguns casos, ainda, podem ser notados após 6 dias do evento.

“Sentei no vaso e senti uma dor muito forte nas costas”, relata. A médica explica que a gravidez silenciosa ocorre quando a mulher não apresenta os sinais comuns de uma gestação, como por exemplo, atraso menstrual, enjôos matinais, alterações nos seios e ganho de peso.

Urina. O teste de urina é mais confiável a partir do momento em que há um atraso da menstruação. Porém, se a gravidez ainda estiver em estágio inicial, os níveis de HCG na urina podem ser pequenos e não ser detectados pelo teste, gerando assim um resultado falso negativo em um momento em que a mulher está grávida.

O corrimento vaginal normal é inodoro ou, quando tem algum odor, é suave e não incomoda. Já os corrimentos atípicos têm consistência mais fina que o normal, ou mais grossa, e texturizada. A cor pode ser verde, cinza, marrom ou amarelada, e o volume pode apresentar mudanças significativas ou inesperadas.

Geralmente, um corrimento amarelo indica alguma infecção provocada por bactérias, fungos, protozoários ou vírus.

QUANDO FAZER O EXAME DE GRAVIDEZ? O exame de gravidez pode ser feito no primeiro dia de atraso na menstruação ou 10 dias após a fecundação. O hCG pode começar a ser produzido já no 5º dia da gestação. Porém, nesse momento, os níveis do hormônio ainda são baixos e talvez não seja possível detectá-lo.

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

Nesse período, a pele fica mais avermelhada e irritada, aumentando a dilatação dos vasos e, com isso, a sensibilidade. Portanto, todo cuidado é fundamental. Mantenha sempre uma água termal em sua companhia, para manter a pele hidratada, nutrida e também menos irritada.

Primeira semana de gravidez: sintomas, cuidados e o feto

  • Pequeno escape de sangramento devido a nidação (implantação do embrião no útero);
  • Inchaço;
  • Sono;
  • Enjoo;
  • Início da sensibilidade nos seios.

O sintoma da barriga inchada pode aparecer já nos primeiros meses de gravidez. A “barriguinha” saliente nos primeiros meses da gestação não é na verdade o bebê. Geralmente o útero fica bastante perceptível por volta do quinto mês de gestação.