Com quantos meses a barriga começa a crescer?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Em geral, a barriga de grávida de 3 meses já começa a sofrer mudanças. Os ligamentos abdominais se afrouxam pela função hormonal, e as dores do crescimento da barriga na gravidez são comuns.

Sendo assim, nos dois primeiros meses existe todo um preparo do organismo para o bom desenvolvimento do bebê. E só entre o terceiro e o quinto mês de gestação, normalmente, será possível observar quando a barriga começa a crescer.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Finalmente, apesar de o crescimento do abdome não ser bem perceptível, principalmente se se tratar de uma primeira gravidez; a gestante pode sentir dores na região inferior do abdome, relacionadas ao crescimento e/ou contração do útero.

Algumas podem ficar com a região estufada ainda mesmo sem apresentar a barriga de gestante. O importante em casos em que a barriga demora a aparecer é saber se está tudo bem com o bebê. Se ele estiver do tamanho correto e peso adequado, pode ser uma questão física do corpo da mãe apenas.

Dizer que o visual da barriga informa o sexo do bebê (se for menina, a barriga é mais alta e se for menino, é mais baixa) é um grande mito. O que define se a barriga da mulher vai ficar mais alta ou baixa é o formato e condição do corpo da gestante.

O colostro é o primeiro leite que seu seio produz, ainda antes mesmo do seu bebê ter nascido. O colostro já é produzido a partir de 16 semanas de gestação. Algumas mulheres podem começar a vazar um pouco de colostro pelos seios por volta de 28 semanas. Não se preocupe se isto lhe acontecer – é perfeitamente normal.

Embora seja uma das crenças mais populares, o formato do abdômen não está relacionado ao sexo do bebê, mas à posição do feto no útero. Não há nenhuma evidência científica que aponte o formato da barriga como uma das diferenças entre feto masculino e feminino.

Os músculos e o intestino do seu pequeno estão se formando. Embora alguns ossos já sejam mais duros, a coluna ainda é muito frágil. Por seu lado, no terceiro mês de gravidez, as mãos e os pés do bebé já apresentam dedos minúsculos, onde é possível que se veja a raiz das unhas.

De acordo com o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, colunista da CRESCER, essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Para as mães de primeira viagem o primeiro movimento pode ser sentido com cerca de 16 semanas. A maioria das mães, porém, sente o bebê por volta da 18ª semana. No entanto, não é incomum que a mulher sinta os movimentos apenas por volta das 24 semanas.

Outro sintoma muito comum quando a mulher está nessa altura da gravidez é a sensação de barriga dura, decorrente das contrações de treinamento da gestante. Essas contrações são chamadas de Braxton Hicks e funcionam como uma espécie de treinamento do sistema feminino para o momento de parto.

Nessa situação, a barriga pode aparecer por volta da 12º semana, ou seja, com três meses. Existe uma explicação biológica para isso. Com a primeira gestação, a musculatura uterina e a região pélvica se tornam mais flácidas, sendo, assim, distendidas com mais facilidade na segunda gestação.