Como desempedrar o leite rápido?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 19 votos

Massagens compressivas em movimentos circulares ao redor do seio podem ser muito eficientes. Ao perceber o endurecimento das mamas, insista nessa técnica várias vezes ao dia e tenha paciência. Os grumos levam algum tempo para se dissolver.

Faça Compressas
Outra dica é tomar banho de morno para o frio, evitando sempre a água quente. Vale ressaltar que a água quente estimula a circulação do sangue, aumentando a produção do leite materno. Isso resulta no leite empedrado, uma vez que o bebê não consegue consumir tudo que foi produzido.

É possível remover esse pontinho branco esfregando cuidadosamente uma toalha úmida após o banho ou ainda furar a bolinha branca com uma agulha fina, esterilizada. Além disso, outra medida eficaz a ser adotada é oferecer com frequência a mama afetada e variar as posições de mamada.

A posição de 4 apoios favorece a saída do leite parado e a sucção do bebê, aumentando o fluxo nos ductos que levam o leite ao mamilo! Para fazê-la é tão simples: basta você deitar o bebezinho com a barriga para cima e apoiar os joelhos e mãos no colchão, ficando “de 4” sobre ele.

Apesar do nome estranho e aparentemente desconhecido por grande parte das mulheres, o ingurgitamento mamário é muito comum na fase da amamentação. Conhecido também como “leite empedrado”, essa situação é frequente logo após o nascimento do bebê, normalmente entre o 2º e 5º dia depois do nascimento.

As principais consequências do empedramento do leite são o aumento da vascularização na mama, a compressão dos ductos lactíferos e, finalmente, a interrupção na produção de leite.

A mastite puerperal apresenta como principais sinais e sintomas o endurecimento em um ponto da mama (chamado popularmente de leite empedrado), vermelhidão local, dor, cansaço, calafrios e febre, geralmente acima de 38ºC. Ao toque, a área da mama acometida costuma estar endurecida, com aumento de temperatura e dolorosa.

pega incorreta — quando a mãe não consegue manipular a mama adequadamente, o que adia o esvaziamento completo (uma boa almofada de amamentação pode ajudar); pressão excessiva na mama — quando há manutenção de postura que esmaga os seios ou até mesmo uso de roupa íntima que aperta a região.

A drenagem do abscesso geralmente é realizada com anestesia geral, para que se possa realizar uma boa exploração da área com pus. Realiza-se incisão na área de flutuação e ao final do procedimento deixa-se um dreno, em especial nos abscessos volumosos.

Existem testemunhos de que os chás de funcho e capim-limão, ingeridos regularmente na quantidade de três a quatro xícaras por dia, ajudam a aumentar a produção do leite materno. O mesmo pode-se dizer do chá misto da mamãe. Esse é o relato que tenho da maioria das mães, por isso, vale a pena tentar e observar o efeito.

Ocitocina é útil para promover a ejeção de leite em pacientes apresentando dificuldade em amamentar ou para extrair o leite, bem como para prevenir e tratar o ingurgitamento mamário por leite e prevenir mastites.

O feno-grego, erva-doce, camomila, algodoeiro e funcho são exemplos de ervas que têm a presença de galactagogos, ou seja, que podem ajudar na produção de prolactina, consequentemente ajudando a aumentar a produção de leite.