Como saber se a bolsa estourou?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Como saber se a bolsa rompeu? Quando a bolsa rompe você sente uma quantidade relativamente grande de líquido vazando pela vagina. Esse líquido é incolor e tem um cheiro que lembra água sanitária.

Segundo Tedesco, o rompimento provoca uma perda de líquido involuntária. “Não é como urina, que se consegue prender”, Na maioria das vezes, o volume da perda é grande. “Não dá para não perceber. Forma-se uma poça no chão, encharca a roupa”, diz o especialista.

O líquido amniótico tem um odor bastante característico de água sanitária. Isso permite identificar por exemplo quando ocorre a rotura da bolsa pois você poderá perceber um corrimento com este odor.

Qual a sensação que a bolsa vai estourar? Na maioria das vezes, você sentirá um vazamento como se fosse uma enxurrada, uma espécie de “xixi descontrolado”. Em outras, contudo, a perda de líquido é mínima e até difícil de ser percebida.

Na maioria das vezes, o rompimento da bolsa provoca um vazamento tipo “enxurrada”. Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

A bolsa d'água, que envolve o bebê no útero é formada por duas membranas e preenchida pelo líquido amniótico, que tem a função de proteger o bebê contra traumas e infecções. Depois que ela se rompe, o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintes.

Muitas mães acabam se desesperando nesse momento, principalmente as de primeira viagem, por achar que estão tendo o bebê naquele instante. Apesar de esse ser um claro sinal de que é hora de ir para a maternidade, não há necessidade de pânico quando a bolsa estourar.

O quadro é mais frequente no último trimestre, mas pode ocorrer a partir da 13ª ou 14ª semanas de gestação, podendo se manter até o final. A perda de líquido amniótico não apresenta sintomas específicos, por isso, a melhor forma de diagnosticar é por meio dos ultrassons realizados nas consultas de pré-natal.

2.º Perda de água pela vagina
A perda de água pela vagina indica a ruptura das membranas, ou “bolsa das águas”, que mantêm o líquido amniótico durante a gravidez. Quando isso ocorre, a grávida não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas.

O colo do útero dilata – esse sinal você não irá ver pois é necessário um exame vaginal para avaliar a dilatação do colo uterino. Ocorre a perda do tampão mucoso – uma substância que parece um “catarro” e veda a cavidade uterina acaba saindo quando o colo começa a dilatar.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

Como fazer a bolsa estourar mais rápido?

  1. Movimente-se. A atividade física pode fazer a bolsa estourar mais rápido. ...
  2. Faça massagens. Uma massagem na barriga ou na região lombar pode aliviar a dor e estimular as contrações.
  3. Use uma bola de parto. ...
  4. Tenha uma alimentação saudável. ...
  5. Hidrate-se. ...
  6. Busque relaxar.

Quando as contrações se tornam mais dolorosas, prolongadas, durando de 40 segundo a mais de 1 minuto, e com intervalos de 5 minutos ou menos, chegou a hora de ir para a maternidade.

A bolsa rompeu
Isso indica a ruptura das membranas conhecida como bolsa d'água, onde fica o líquido amniótico. — Quando a bolsa se rompe, a gestante não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com urina.

Quando o trabalho de parto começa, o colo do útero se abre (dilata). Os músculos do útero se contraem em intervalos regulares. Quando o útero se contrai, o abdômen fica duro. Entre as contrações, o útero relaxa e fica mole.